Dispensado do Benfica na linha de sucessão a Rodrigo Ribeiro no... Sporting
Rafael Nel é uma das apostas fortes do ataque na formação. André Alves/ASF

Dispensado do Benfica na linha de sucessão a Rodrigo Ribeiro no... Sporting

NACIONAL11.10.202319:51

Rafael Nel sobe na hierarquia após ‘promoção’ do concorrente na formação; com rendimento apresentado renovação será questão de tempo; esteve oito anos nos encarnados, passou pelo Belenenses e ganhou asas em Alcochete

Olhos postos no presente, corrigir os erros do passado e acautelar o futuro. Este, provavelmente, um dos lemas do Sporting nos últimos anos que, de forma sustentada, tem preparado possíveis saídas com a entrada de reforços ou, em caso de necessidade, a olhar para dentro, de forma a dar rodagem e confiança aos jovens oriundos da sua formação. E nesse sentido é fácil constatar os muitos os jovens que vêm sendo amarrados nos últimos meses com renovações de contrato. Desde Afonso Moreira, João Muniz, Quenda, Callai, Diogo Travassos, Leonardo Barroso, entre outros, com presenças assíduas nos trabalhos da equipa principal.

Rafael Nel (à esq.) era extremo e foi transformado em ponta de lança

Seguindo essa linha, um nome vai emergindo entre o lote de potenciais valores que confirmam o crescimento pelo rendimento apresentado. Falamos de Rafael Nel, um extremo adaptado a ponta de lança no último ano, que tem crescido na equipa B e que tem sido diversas vezes chamado aos trabalhos de Rúben Amorim. Após oito anos de formação no Benfica e uma curta passagem pelo Belenenses, entrou em Alcochete em 2020 e a afirmação na época passada (13 golos entre os juniores e sub-23), coloca-o, agora numa hierarquia logo atrás de Rodrigo Ribeiro, avançado há muito identificado por Rúben Amorim, com utilização na equipa A (7 jogos), mas ainda sem espaço de afirmação.

Esta época, na equipa B, soma dois golos em oito jogos na Liga 3

Rafael Nel, que esta época subiu à equipa B (soma dois golos em oito jogos) encontra-se concentrado com a seleção sub-19 (marcou na goleada, por 6-0, às Ilhas Faroé, com Rodrigo Ribeiro no banco…) continua em plano ascendente e com o rendimento apresentado apresenta-se, para já, na linha da frente para uma renovação. Ele que, convém lembrar, está ligado contratualmente aos leões até junho de 2025.