Diogo Ribeiro quer título olímpico...e Benfica campeão: «Espero que ganhemos, senão vou ficar muito chateado...»
O nadador Diogo Ribeiro, ao centro, na passadeira vermelha da Gala Cosme Damião, em Lisboa. Foto: Miguel Nunes/ASF.

Diogo Ribeiro quer título olímpico...e Benfica campeão: «Espero que ganhemos, senão vou ficar muito chateado...»

NACIONAL26.03.202423:12

Nadador reconheceu que juntar ouro olímpico a eventual título nacional dos encarnados seria um verdadeiro ano em cheio; bem-disposto, pediu golos a Arthur Cabral para que as águias vençam as suas partidas

Coroado campeão mundial nos 50 e 100 metros mariposa, em natação, há poucas semanas, e candidato a conquistar a medalha olímpica nessas distâncias (e não só…), Diogo Ribeiro está igualmente apontado ao…título nacional de futebol para o Benfica, clube que representa e do qual é assumido adepto. 2024 seria, por certo, um ano em cheio para o nadador, que ainda se encontra no início da sua temporada após o sucesso nos Mundiais de Doha, no Qatar.

«Seria um ano a 100%, mas como sabemos não há anos a 100%. Podemos fazer história, porque não há impossíveis: se isso acontecer, é um sonho – mais um – e espero sinceramente que ganhemos na Liga, senão vou ficar muito chateado, como é óbvio (sorri)…espero ser campeão olímpico também e neste momento o meu foco está em trabalhar para chegar aos Jogos Olímpicos e fazer o meu melhor», deixou, agregando os seus objetivos enquanto nadador e também como adepto.

Diogo Ribeiro quer celebrar o título nacional do Benfica como qualquer outro adepto, no Marquês de Pombal, e também golos, deixando, em jeito de brincadeira, um conselho a Arthur Cabral, a quem um dia disse que tiraria o lugar na equipa encarnada. «Diria ‘pá, Arthur, tens de começar a fazer golos para ganharmos jogos e não perdermos mais jogos até ao final da época», atirou, num registo de boa disposição antes de colocar o seu desejo para o regresso à competição que se avizinha.

«Sinto a equipa descontraída também, por causa das seleções, para tirar um pouco a cabeça da Liga…espero que joguem bem por Portugal e pelos seus países e, quando voltarem, que deem o melhor pelo clube», da mesma forma que, promete, tudo fará para juntar o título olímpico à conquista mundial que alcançou há pouco mais de um mês.

«O querer está sempre lá, a medalha eu vou querer sempre. Agora, são os meus primeiros Jogos, não nos podemos iludir. Posso chegar lá e a minha cabeça pode dar-me uma branca…temos de saber que, se estes Jogos não me correrem bem, eu tenho 19 anos e isso não vai definir a minha carreira, há muito para conquistar no futuro e só olho para a frente, espero no futuro ter muitas medalhas e poder continuar neste clube gigante, que é para mim o melhor de Portugal», declarou, ambicioso.

Também lhe poderá interessar: «Diogo Ribeiro acarinhado pelos adeptos do Benfica na Luz»