Di María: o ponto da situação (favorável ao Benfica)
Ángel Di María (Foto IMAGO/SOPA IMAGES)

Di María: o ponto da situação (favorável ao Benfica)

NACIONAL30.06.202408:30

Rosario Central e Besiktas avançam em força para convencer o craque; ficar na Luz é a hipótese mais forte; decisão após a Copa América

Ángel Di María planeia anunciar a decisão sobre o futuro dele depois do fim da participação da Argentina na Copa América, competição que decorre nos Estados Unidos até 14 de julho. Mas A BOLA sabe que o avançado de 36 anos continua a considerar a renovação de contrato com o Benfica como a hipótese mais forte, apesar de Rosario Central e Besiktas terem avançado em força, nos últimos dias, para convencê-lo.

O Benfica está, pois, na frente para continuar com Di María mais uma temporada. Rui Costa, em maio, na entrevista de balanço de época, partilhou a esperança de que o campeão do mundo assinasse por mais um ano, depois de assinalar que o regresso à Argentina, para jogar no Rosario Central, poderia ter ficado comprometido, referindo-se às ameaças de que El Fideo e família foram alvo, justamente em Rosário, que se debate com alta criminalidade ligada a grupos de narcotráfico.

O Rosario Central, anunciou a imprensa local, prometeu várias medidas, entre as quais um carro blindado ou guarda-costas 24 horas, para salvaguardar a segurança de Di María e respetiva família, mas continua a ser uma hipótese remota. Voltar ao clube no qual tudo começou muito dificilmente acontecerá no atual contexto. As ameaças às filhas provocaram um efeito muito negativo, daí que as promessas de segurança estejam a ser encaradas apenas como paliativo para um problema muito grave.

O Besiktas, confirmou o vice-presidente Huseyin Yucel, também entrou em cena e está disposto a oferecer a Di María contrato de um ano, por cinco milhões limpos, mais um de opção, para lá de prémio de assinatura de €2,5 milhões. É uma possibilidade real, mas também no último verão Di María teve ofertas financeiramente melhores e optou pelo Benfica. É ainda provável que mais propostas sejam apresentadas nos próximos dias. Para Di María, porém, o interesse financeiro não é prioritário.

O campeão do mundo, como A BOLA assinalou a 23 de maio, sente-se bem na Luz. O sentimento de regresso a casa, que manifestou quando foi apresentado numa varanda do Estádio da Luz, com centenas de benfiquistas a aplaudi-lo, não foi recompensado com êxitos desportivos e, como tal, Di María acredita que ainda deixou alguma coisa por fazer no Benfica.

E, ainda mais importante, a família está muito bem em Lisboa. As filhas e a mulher gostam de Portugal, a reintegração no País foi muito positiva e é por Lisboa que têm alguns dos amigos mais próximos, como é o caso de Nicolás Otamendi e da mulher dele, uns dos principais responsáveis para que Di María tivesse optado por voltar à Luz ao fim de 13 anos, mesmo tendo ofertas financeiramente mais atrativas.

A estrutura do futebol profissional do Benfica continua a acreditar que Di María voltará para jogar mais uma temporada. Mesmo que, internamente, se reconheça que a condição física do campeão do mundo obrigue a gestão cuidada. Di María está a ser considerado na preparação da época, embora o Benfica esteja preparado para todos os cenários.