Destaques V. Guimarães: Gustavo Silva faturou uma de muitas oportunidades
Gustavo Silva. Imagem: Hugo Delgado/Lusa

V. Guimarães-Fiorentina, 1-1 Destaques V. Guimarães: Gustavo Silva faturou uma de muitas oportunidades

NACIONAL19.12.202422:29

O avançado brasileiro foi, claramente, o homem mais perigoso em campo, mas foi bastante perdulário; boas exibições de Tiago Silva e Kaio César que deram vislumbres de qualidade técnica

6 Bruno Varela - Depois de uma primeira em que passou por espectador, sensivelmente a meio da etapa complementar evitou o empate do italianos, fazendo uma mancha incrível perante um Moise Kean, completamente, isolado na sua frente. No golo da Fiorentina não teve hipóteses, pois o cruzamento sofre um ressalto.

6 Alberto - Muito disponível fisicamente e foi-se integrando no ataque sempre que possível, com boas iniciativas, passando pelos opositores e aproximando-se de zonas perigosas. Uma grande partida do jovem lateral, cujo melhor elogio é esquecermos o nome do titular, que costuma ser Bruno Gaspar.

5 Jorge Fernandes - Concentrado, sem se deixar abalar em nenhum momento, fazendo um jogo bastante competente, dobrando o lateral-direito quando este subia no terreno e, como é normal, imperial no jogo aéreo, trabalhando bem com o companheiro de setor.

5 Óscar Rivas - Sem grande trabalho, pois não foi posto verdadeiramente à prova pelo atacantes da Fiorentina, fez uma exibição tranquila, não tão exuberante como outras, mas certinha e sem falhas, como se pretende num defesa central fiável. Também bloqueou um remate, dando o corpo às balas, num remate perigoso de Beltrán, evitando o empate, na altura.

5 João Mendes - Mais contido nas investidas ao ataque, do que habitualmente, sendo que fez um corte importante nos minutos iniciais da partida, impedindo Kouamé de finalizar, quando estava só em frente a Bruno Varela.

6 Manu Silva - Nova bela exibição do médio luso que recuperou inúmeras bolas no meio-campo, impedindo que a Fiorentina conseguisse avançar no terreno e aproximar-se de zonas mais perigosas, junto da sua baliza.

6 Tiago Silva - Médio de qualidade superlativa que desbloqueou a defensiva italiana, com um grande passe para Kaio César na jogada do primeiro tento dos vimaranenses. Esteve muito perto do golo, no reatamento do encontro, com um remate espectacular que saiu junto ao poste.

5 João Saraiva Mendes - Não sendo um habitual titular demonstrou alguma falta de ritmo, ainda procurou dar um ar da sua graça, puxando dos seus toques de magia, tentando remates de longe, mas nenhum teve o sucesso que pretendia.

6 Kaio César - Exibiu uma calma extrema no lance do primeiro golo vimaranense, partindo para cima do defensor e fazendo um cruzamento com qualidade entre o guarda-redes e a defesa. Na segunda dispôs de uma boa oportunidade, mas o remate saiu fraco.

A figura: Gustavo Silva (nota 7)

Nem parecia que estava fora de posição, pois normalmente joga por uma das alas. No início da partida teve logo dois lances para alvejar a baliza adversário, mas em ambos rematou ao lado. Ainda teve a melhor oportunidade para marcar, mas mandou por cima. Claramente, o homem mais perigoso e faturou mesmo antes do intervalo, deixando os conquistadores em vantagem. Na segunda parte voltou a estar envolvido em alguns lances perigosos, movimentando-se bem entre os defesas, mas não conseguiu fazer mais nenhum golo que até merecia.

5 Nuno Santos - O médio português é dono de um talento inquestionável e lá foi dando as suas pinceladas, em certos momentos, mas desta vez não conseguiu ser muito consequente ao servir os seus companheiros. Sem a influência que habitualmente tem no processo ofensivo da equipa.

5 Samu - Entrou para refrescar o meio-campo, sendo um jogador com mais ritmo que João Saraiva Mendes e fez isso bem, pois correu bastante ajudando os companheiros a defender na fase em que os italianos partiram para cima.

- Tomás Handel - Não teve bola, como costuma ter quando é titular e não se notou muito a sua entrada em campo.

- Telmo Arcanjo - Ocupou a extrema direita, ainda procurou o um para um em algumas ocasiões, mas sem sucesso. Também ajudou Alberto a fechar o corredor.

- José Bica - Substituição para acalmar o ímpeto dos italianos, sem tempo para nada.