CROMO DO EURO De Manchester com amor (e bolo de aniversário em dose tripla)
John Stones, Phil Foden e Kyle Walker partilham clube, seleção e não só
Três jogadores do mesmo plantel a celebrarem aniversário no mesmo dia, sem serem gémeos? E os três na mesma seleção no Euro? Check e check. Esse trio existe e está nos três leões, alcunha que não poderia assentar melhor a Inglaterra nesta história.
Kyle Walker, John Stones e Phil Foden jogam no Manchester City, estão entre os internacionais ingleses em ação na Alemanha e fazem anos a 28 de maio, data que desde 2018 é festejada ao cubo no Etihad. Um triplete que nunca falha.
Unidos pelo sucesso nos citizens, centram atenções por razões distintas e Kyle Walker não se livra dos deslizes fora de campo, leia-se escândalos sexuais, admitindo que «tomou decisões idiotas atrás de decisões idiotas». Já dentro das quatro linhas, o lateral-direito de 34 anos e capitão do City não desilude Pep Guardiola – «Aos 60 anos vai ser o mais veloz desta sala» –, nem Gareth Southgate, que o viu festejar o primeiro golo na seleção à 77.ª internacionalização.
Quatro anos depois de Walker, nasceu John Stones. O central de 30 anos foi o primeiro às ordens de Guardiola e, apesar de ter pairado um fim de ciclo no Etihad (e de ter sido associado ao Chelsea, então de José Mourinho), o jogador manteve-se firme. E tem motivos para sorrir, ou não fosse o rosto de uma conhecida marca de pasta de dentes.
O caçula dos aniversariantes é Phil Foden, que fez a formação no clube antes de se estrear na equipa principal aos 17 anos, em 2017, um ano antes de ser pai. Apelidado de baby shark por Benjamin Mendy, o extremo inglês de 24 anos é fã de pesca e já tem o filho Ronnie à perna no Instagram com 4 milhões de seguidores – não foi, contudo, com o pai o primeiro registo a entrar em campo, mas com Julián Alvarez, já que Foden começou no banco frente ao Luton...
O trio está esta terça-feira às ordens de Gareth Southgate para o derradeiro encontro do Grupo C, frente à Eslováquia, na luta por um lugar nos oitavos de final do Euro, que está à distância de um ponto.
Este artigo partiu dos perfis de Kyle Walker, John Stones e Phil Foden que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.