Danilo Pereira, Coates e Lucas Veríssimo entre os centrais mais fortes no jogo aéreo
Dados do relatório mais recente do CIES destacam os defesas com maior taxa de duelos aéreos ganhos
O estudo mais recente do Observatório do Futebol (CIES) sobre a taxa de duelos aéreos ganhos por defesas-centrais, por todo o mundo, coloca várias caras conhecidas do futebol português no topo da lista.
O organismo explica que a ordem do ranking é baseada num índice «calculado a partir do número de duelos aéreos ganhos, em relação ao tempo de jogo e à frequência dos duelos aéreos ao nível da equipa empregadora, à percentagem de duelos aéreos ganhos e ao nível desportivo dos jogos disputados.»
Danilo Pereira, que tem jogado no PSG maioritariamente no eixo defensivo, fecha o top-3 do ranking, com um índice de 89%. À frente do português, surgem apenas os nomes de Kim Min-Jae (92,2%), central do Bayern, e Virgil Van Dijk, capitão do Liverpool, que surge no topo, com 93%.
Mais abaixo na lista, aparece Sebastián Coates, no 12.ª lugar. Segundo dados do CIES, o jogador do Sporting vence quase quatro duelos aéreos a cada 90 minutos, com uma taxa de acerto de 78%.
Logo a seguir, surge Lucas Veríssimo. O antigo jogador do Benfica, atualmente ao serviço do Corinthians, ganha 62% dos lances que disputa no ar.