Daniel Ramos antecipa Sporting: «Não vamos certamente criar dez oportunidades como noutros jogos»
Com apenas uma vitória na Liga e há três jornadas sem pontuar, Daniel Ramos apontou à determinação da sua equipa para lutar pelos pontos no difícil reduto de Alvalade, frente ao Sporting.
«Acreditamos sempre que o próximo jogo é um jogo onde nós podemos e devemos lutar pela vitória. É assim que temos de pensar, seja qual for o adversário. As vitórias e os pontos andam-nos a fugir por pouco no campeonato e queremos aproveitar a próxima oportunidade, frente ao Sporting, para voltar aos pontos. É um jogo com o primeiro classificado, o grau de exigência é elevadíssimo e de grande dificuldade face a uma equipa muito competente, que sabe muito bem o que faz a atacar e a defender, mas isso não nos impede de tentarmos fazer aquilo que nós sabemos. Trabalhamos com determinação durante a semana, preparamos um plano de jogo e esperamos que tenha sucesso», perspetivou o treinador do Arouca na antevisão ao jogo da 8.ª jornada, domingo, às 20.30 horas.
Para enfrentar a força leonina, Daniel Ramos já fez o trabalho de casa e é alicerçada nessa confiança que os lobos vão entrar em Alvalade, onde apenas pontuaram uma vez [1-1, na última época].
«Até agora ninguém conseguiu vencer o Sporting no campeonato. Se o fizermos é a demonstração de que seremos muto competentes no jogo, mas para isso teremos de estar a cem por cento do ponto de vista defensivo e ofensivo. Tem a ver também com compromisso e eficácia. Não vamos certamente criar dez oportunidades com já aconteceu noutros jogos, temos é de ser eficazes e aproveitar nas três ou quatro oportunidades que podemos criar. Eficácia a defender e a atacar diz muito daquilo que terá de ser o nosso jogo.»
«Teremos de complicar os pontos fortes do Sporting e explorar algumas das suas debilidades, pois também as tem, tal como todas as equipas. Se o Sporting é líder do campeonato é porque fez por o merecer. Quem está na frente tem de ter mérito. Quanto às debilidades do Sporting, são poucas, não as vou divulgar, pois é algo que vamos tentar aproveitar. Vamos ter de ser muito competentes ao nível destes comportamentos positivos e dessa forma lutar pelo resultado até final. Também precisamos de felicidade, pois ela também faz parte do jogo. Vamos jogar com esta esperança de voltarmos aos bons resultados.»
Pela primeira vez sem David Simão (castigado), Daniel Ramos já estudou soluções para o miolo e está à espera de um Sporting fortemente reativo após o desaire europeu diante do Atalanta.
«Garanto que não vamos jogar com dez, apesar de estarmos habituados a essas situações. Preparamo-nos para a ausência do David Simão, que é um jogador importante dentro do grupo de trabalho, mas está fora para este jogo. Temos já muito claro o que são as nossas escolhas, pois existem outros a trabalhar durante a semana e confiamos em quem vai para jogo. Temos de aprender com aquilo que nos aconteceu noutros jogos e tentar fechar os jogos com onze jogadores, não levarmos amarelos por levar, não sermos expulsos indevidamente. Queremos é passar uma mensagem positiva para quem vai a jogo e estarmos disponíveis a cem por cento desde o primeiro segundo do jogo.»
«Depois de uma competição europeia [com o Atalanta], o Sporting vai querer entrar forte no jogo e resolvê-lo cedo para depois gerir – é uma mensagem típica de equipa grande. Temos também de estar fortes para conseguirmos dentro daquilo que são as nossas expetativas levar o jogo para decisões mais tardias. Queremos criar as nossas oportunidades e deixar o Sporting em sentido. Se nos remetermos só a defender, será provavelmente uma questão de tempo… Temos de explorar os nossos pontos fortes e mostrar os nossos argumentos ofensivos.»
Para o duelo com a equipa leonina, boa nova para Daniel Ramos é a total recuperação do lateral direito Tiago Esgaio. Já no campo das ausências, o médio e capitão David Simão (castigado) e o lateral esquerdo Mateus Quaresma (lesionado) são baixas de peso na equipa dos lobos da Serra da Freita.