Da defesa, ao meio-campo até... à televisão?
IMAGO
Foto: IMAGO

CROMO DO EURO Da defesa, ao meio-campo até... à televisão?

Joshua Kimmich não teve uma época fácil no Bayern e vive um momento de menor fulgor na carreira de futebolista. Coincidência ou não, já tentou a sua sorte como... ator

Uma das figuras incontornáveis do futebol germânico nos últimos anos, apesar de ter completado apenas 29 primaveras em fevereiro, Joshua Kimmich não vive a fase mais feliz da carreira. Visto por Thomas Tuchel como inapto para jogar a médio defensivo no Bayern, o internacional alemão jogou grande parte da época na lateral direita, posição onde também atua sob o comando de Julian Nagelsmann na Mannschaft.

Nascido em Rottweil, pequena cidade no sul da Alemanha, Kimmich deu os primeiros passos no futebol no Estugarda, onde permaneceu até aos 18 anos, altura em que se mudou para o recém-formado RB Leipzig. Foi nos touros que explodiu, protagonizando duas épocas de grande nível (embora no terceiro e segundo escalões), que não passaram despercebidas ao poderoso Bayern.

Em Munique, estreou-se na Bundesliga, sob a égide de Pep Guardiola, cimentou um lugar no onze e tornou-se uma das figuras dos (vários) plantéis campeões do Bayern, entre 2015 e 2023. Se oito Bundesligas não chegassem, ainda soma no palmarés uma Liga dos Campeões, 3 Taças da Alemanha e 6 Supertaças germânicas, além de uma Supertaça Europeia.

Porém, Kimmich tem visto a sua reputação como futebolista cair a pique nos últimos tempos. Outrora considerado um potencial vencedor da Bola de Ouro pelo povo germânico, o nível apresentado dentro das quatro linhas não tem correspondido às expectativas, e o facto de se ter demonstrado cético em relação à vacina contra a covid-19 (só a tomou posteriormente, em dezembro de 2021, devido a problemas nos pulmões), causou muita polémica na Alemanha.

Talvez pelo momento menos fulgurante dentro do campo, o número 6 da Alemanha já tentou a sua sorte como... ator. Em março do ano passado, participou num episódio da conhecida série policial germânica Tatort, interpretando o papel de um treinador de fitness.

Com contrato válido até 2025, e ainda avaliado em 50 milhões de euros pelo Transfermarkt, o futuro do ala direito/médio continua em aberto, sendo que já foi associado a clubes como Barcelona e Arsenal.

Este artigo partiu do perfil de Joshua Kimmich que A BOLA publicou no âmbito da Guardian Experts’ Network, uma rede de troca de conteúdos liderada pelo conceituado jornal inglês, e que inclui meios de comunicação social de vários países representados no torneio.

0