V. GUIMARÃES Costeado na equipa técnica
Nível de treinador Paulo Turra não terá a equivalência necessária para a Liga. Alternativa passa por antigo jogador do clube
João Costeado é o nome escolhido para integrar a equipa técnica do Vitória e, dessa forma, solucionar a questão relativa às habilitações de Paulo Turra.
Ao que A BOLA apurou, o nível de treinador de Paulo Turra não lhe dará a equivalência necessária para ter o nível IV em Portugal – nível exigido aos treinadores da Liga – e, nesse sentido, o emblema vimaranense viu-se obrigado a encontrar uma alternativa.
É precisamente nesse contexto que entra o nome de João Costeado, treinador que tem o nível UEFA Pro e que, por essa razão, pode passar a constar das fichas de jogo do Vitória como treinador principal – situação, de resto, em tudo idêntica à que acontecia com a equipa técnica anterior, onde Moreno era o técnico principal, mas era João Aroso, seu adjunto, que estava inscrito nas fichas como treinador.
João Costeado, de 64 anos, é natural de Guimarães e tem um passado umbilicalmente ligado ao Vitória. Foi nos conquistadores que fez grande parte da sua formação enquanto jogador, tendo também jogado durante várias épocas na equipa principal – ao longo da sua carreira representou ainda clubes como Fafe, Salgueiros, Beira-Mar, Estrela da Amadora, Penafiel e Ronfe. Depois disso, e já enquanto treinador, fez parte dos quadros dos vitorianos entre 1998 e 2004. O último projeto a que esteve ligado foi o do Aves, entre 2018 e 2020.
É provável que Costeado já se sente no banco no jogo diante do Tondela, no próximo sábado (20.30 horas), relativo à 2.ª eliminatória da Taça da Liga.