V. GUIMARÃES-RAYO VALLECANO, 2-0 Conquistadores a todo o gás antes do início da aventura europeia (crónica)
Vimaranenses deixam boas indicações no jogo de apresentação, diante do Rayo Vallecano (2-0). Jota Silva brilha na frente. Atenções viradas para o primeiro desafio oficial da temporada, a contar para a 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, já na quinta-feira, em Malta
Foi perante um D. Afonso Henriques bem composto que a equipa principal do V. Guimarães se apresentou aos sócios e adeptos vitorianos, e o triunfo ante os espanhóis do Rayo Vallecano (2-0) foi a cereja no topo de um bolo festivo, após muitas celebrações ao longo do dia nas imediações da casa vitoriana e no relvado, com direito a momentos musicais, boa disposição e muita esperança no que 2024/25 pode trazer.
O encontro com o emblema madrileno, que curiosamente também foi o adversário do rival SC Braga na apresentação dos guerreiros, começou com uma pressão sufocante dos conquistadores, demonstrando desde cedo uma fome tremenda pelo golo.
Com carta branca para explorar terrenos mais adiantados, os laterais Bruno Gaspar, à direita, e o reforço João Mendes, na asa esquerda, conferiram profundidade ofensiva à turma de Rui Borges, que ainda afina detalhes na construção de jogadas no último terço. Foi, no entanto, pelos pés de Jota Silva que os vimaranenses criaram perigo pela primeira vez, com um remate potente à barra logo aos 4 minutos.
O Rayo viu-se obrigado a colocar algum gelo no jogo, após um início de alta intensidade do V. Guimarães, e conseguiu fazê-lo no primeiro tempo, pelo menos em alguns períodos. Chegou mesmo a forçar Varela a uma enorme defesa, à passagem dos 21 minutos.
Os vimaranenses não se deixaram ficar e responderam com várias ocasiões ainda na primeira parte, sobretudo pelos pés de Tiago Silva, sempre muito perigoso nas bolas paradas.
O ascendente dos homens da casa confirmou-se na segunda metade, e quem mais a não ser o suspeito do costume a desfazer o nulo. Jota Silva, com um remate cruzado de pé esquerdo, não deu qualquer hipótese ao guarda-redes espanhol, aos 54 minutos.
Pouco depois, foram duas peças recém-entradas a fixarem o resultado final: Alberto Costa e Marco Cruz combinaram para o 2-0, com o ex-Sporting a faturar pela primeira vez na sua nova casa.
Houve ainda tempo para uma tentativa acrobática de Nélson Oliveira, que não passou longe do alvo. Na cidade berço, está tudo a postos para o arranque oficial da época, na próxima quinta-feira, em Malta.