Condições meteorológicas podem voltar a influenciar o Nacional-FC Porto de 15 de janeiro
Nevoeiro na Madeira interrompe o Nacional-FC Porto. Imagem: GREGÓRIO CUNHA/LUSA

Condições meteorológicas podem voltar a influenciar o Nacional-FC Porto de 15 de janeiro

NACIONAL03.01.202520:54

Previsões meteorológicas para o reatamento do jogo, agendado para 15 de janeiro, apontam para incertezas devido à possibilidade de chuva e nevoeiro, apesar de condições mais favoráveis com vento nordeste

Victor Prior, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), analisou as condições meteorológicas previstas para o dia 15 de janeiro, data escolhida para o reatamento do jogo entre o FC Porto e o Nacional, adiado devido ao intenso nevoeiro que impossibilitou a realização da partida esta sexta-feira, no Estádio da Choupana, na Madeira.

O especialista destacou que, estando ainda a 12 dias do encontro, «as previsões são muito incertas». Contudo, explicou que «a presença de vento nordeste na costa sul da ilha poderá contribuir para melhores condições, ao elevar a altitude das nuvens», reduzindo a probabilidade de nevoeiro. Por outro lado, alertou que «a chuva, prevista devido a uma depressão que deverá situar-se entre a Madeira, o sul da Península Ibérica e o norte de África, não elimina a possibilidade do nevoeiro regressar».

Victor Prior referiu ainda que, caso o jogo tivesse sido reagendado para os dias 11 ou 12 de janeiro, por exemplo, as condições meteorológicas seriam mais favoráveis: «Espera-se sol para esses dias, o que reduziria o risco de nevoeiro ou chuva».

Fica, assim, a dúvida sobre o impacto que o clima poderá ter na realização do encontro, com o desfecho dependente da evolução das condições atmosféricas nos dias que antecedem o jogo.

A entidade organizadora explicou que o adiamento se deveu às condições meteorológicas adversas que tornaram impossível a continuação do jogo: «Vimos pelo presente informar V.Ex.as, que o jogo 11706 CD Nacional vs FC Porto, integrado na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, foi adiado devido às condições climatéricas adversas que se fazem sentir no Estádio da Madeira», lê-se em comunicado no sítio oficial da Liga.

A partida, que teve início às 19 horas, foi suspensa aos 15 minutos, quando o marcador ainda não registava qualquer golo. Antes disso, já tinha sido interrompida momentaneamente aos sete minutos pelas mesmas razões. Segundo os regulamentos, a Liga dispõe de 30 horas para remarcar encontros nestas circunstâncias.

No momento da interrupção, o FC Porto partilha a liderança da tabela com o Sporting, ambos com 40 pontos, enquanto o Nacional ocupa o 15.º lugar, com 13.