FC Porto Conceição quer continuar rei dos clássicos
Independentemente dos atuais 10 pontos de atraso para o Benfica, é ponto de honra que Sérgio Conceição quer vencer amanhã no Estádio da Luz, o que, a acontecer, significaria o seu 20.º triunfo sobre os outros dois grandes do futebol português.
Atualmente, o técnico já ostenta o estatuto de rei do ranking de triunfos sobre os dois rivais de Lisboa em partidas do calendário nacional e pretende, de certa forma, cimentar essa posição com mais uma vitória na casa das águias.
De todos os técnicos que representaram o FC Porto até à data, José Maria Pedroto foi aquele que conseguiu um maior número de jogos contra (43), mas tem um saldo inferior a Sérgio Conceição no que concerne a triunfos, apenas 11.
A percentagem de vitórias obtidas pelo atual timoneiro dos dragões é de 52,8 por cento, um valor que pretende aumentar com nova conquista diante dos encarnados, procurando adiar ao máximo a questão do título nacional.
Embora o cenário do bicampeonato seja praticamente uma miragem, Sérgio Conceição, por uma questão de honra e de prestígio, quer a todo o transe derrotar o Benfica, de preferência com um triunfo categórico, pois estará muito em causa para o futuro do clube no que toca às contas da Champions, uma vez que tem o SC Braga à perna.
O treinador portista apelou ao íntimo dos jogadores para darem uma boa resposta num ambiente que se prevê hostil, agravado com a onda encarnada que se criou em redor do Benfica nos últimos tempos devido ao efeito Roger Schmidt. Sérgio Conceição adora trabalhar a equipa para jogos de grau de dificuldade elevada e sente-se bem nos ambientes de maior pressão.
Esta semana tem procurado motivar os seus atletas no sentido de darem uma resposta cabal do seu valor, num teatro de operações onde o FC Porto tem sido particularmente feliz nos últimos anos e inclusive oficializou o título conquistado em 2021/2022, graças a um tento solitário de Zaidu nos instantes finais do clássico com os benfiquistas disputado em maio.