Compreenda porque é que o empate chega a Sporting e Benfica
Confrontos diretos entre aspirantes ao 'play-off' ajudam portugueses na UEFA Champions League
Sporting e Benfica entram esta quarta-feira em campo na UEFA Champions League sabendo que já não têm hipóteses de se apurarem diretamente para os oitavos de final, depois das derrotas da semana passada, mas com boas hipóteses de chegarem ao play-off.
Para o conseguirem, basta empatarem os seus jogos — o leão na receção ao Bolonha, a águia na visita à Juventus. Mas se PSV e Club Brugge, com 11 pontos, ainda não têm o play-off garantido, como é que acrescentar um ponto aos 10 que têm é suficiente para Sporting e Benfica?
O segredo está no facto de haver dois duelos diretos entre equipas que estão na luta pelo play-off: Estugarda-PSG e Manchester City-Club Brugge.
Se Benfica e Sporting empatarem, terminam sempre à frente de dois daqueles quatro clubes. No caso de Estugarda e PSG, ambos com 10 pontos, ficariam à frente de quem perder ou, havendo empate, terminariam acima dos alemães, que têm saldo de golos negativo (-1); empatando, águias e leões manteriam os saldos de +2 e +1 com que entram para esta jornada.
Quanto ao Manchester City-Club Brugge, com o empate Benfica e Sporting terminam sempre à frente ou dos ingleses (se não ganharem) ou dos belgas (se perderem, porque ficariam com saldo de golos pior que os portugueses). E como o Shakhtar pode chegar no máximo aos 10 pontos, estariam encontradas pelo menos três equipas para ficarem abaixo das portugueses, que é o que precisam do lote de nove que luta pelo play-off.
Já em caso de derrota, Sporting e/ou Benfica dependem de resultados de terceiros. Se Manchester City, Dínamo Zagreb e Shakhtar não ganharem, estão sempre apurados. Se algum deles vencer, sobretudo um dos dois primeiros (no caso dos ucranianos, teriam de recuperar de desvantagem grande no saldo de golos), já precisariam que não houvesse empate no Estugarda-PSG, de preferência com derrota dos alemães (ou derrota dos franceses por muitos golos...).