Como pode ser garantida (já...) a Champions para o Sporting
Leões definem futuro na prova milionária nos dois jogos no Minho. Vitória do Sporting sobre o Gil Vicente e uma derrota do rival FC Porto sobre o Famalicão podem colocar equipa de Rúben Amorim na Liga dos Campeões na próxima época
O foco está na conquista do título e, para tal, não há margem de erro. Ainda assim, apesar das finais que se aproximam para a equipa de Rúben Amorim, existe um objetivo da temporada que até poderá ser confirmado nesta ronda. Falamos da conquista de um dos dois primeiros lugares, os que dão acesso — o primeiro diretamente e o segundo em pré-eliminatória — à Liga dos Campeões na próxima temporada.
As contas, essas, são fáceis de fazer. Basta o Sporting conseguir ganhar esta sexta-feira em Barcelos e esperar por um... desaire do FC Porto, que recebe no sábado o Famalicão. Nesse caso, os leões aumentam para 16 pontos de vantagem sobre os dragões com apenas 15 ainda em discussão.
Este o cenário a ser preciso terceiros nestas contas. Por outro lado, em caso de vitória nestes dois testes em terra minhotas (esta sexta-feira em Barcelos e na terça-feira em Famalicão), o Sporting garante automaticamente um dos dois primeiros lugares da tabela classificativa.
Nesta equação, convém lembrar, entram também o SC Braga e V. Guimarães, ambas a 15 pontos dos leões. Em caso de vitória (leões, bracarenses e vimaranenses), o Sporting tem vantagem no confronto com o SC Braga, sendo que ainda depende do confronto caseiro com o Vitória, lembrando que na primeira volta, em Guimarães, o Sporting perdeu, por 2-3.