Com Rui Costa na bancada e reduzido a dez, Benfica empata na Damaia
Mimi Alidou, Andreia Norton, Carole Costa e Andreia Faria Foto: Johan Nilsson/TT.
Foto: IMAGO

Com Rui Costa na bancada e reduzido a dez, Benfica empata na Damaia

A quatro dias de receber o Lyon, pelos 'quartos' da Liga dos Campeões feminina, águias não evitam igualdade com o Damaiense; águias enfrentaram desvantagem e expulsão, resgatando ainda um ponto

A apenas quatro dias de receber o Lyon, em histórico embate pelos quartos de final da Liga dos Campeões feminina, o Benfica...desiludiu, não tendo conseguido ir além de um empate na Damaia (1-1) que ainda precisou de resgatar em situação adversa perante a atenção do presidente dos encarnados, Rui Costa, que marcou presença na bancada e aproveitou para visitar a localidade na qual iniciou a prática desportiva – o Maestro praticou futsal ao serviço do Damaia Ginásio, muito próximo do local no qual a partida se realizou.

Primeiramente, devido às difíceis condições climatéricas de uma tarde que contou, em vários períodos do jogo, com chuva forte e um denso nevoeiro que, a juntar à galhardia do adversário, o Damaiense, complicou a tarefa, colocando-se em vantagem aos 34 minutos com um indefensável remate de fora da área da sua capitã, Beatriz Cameirão, que no seu currículo ostenta dois campeonatos nacionais, duas Taças da Liga e uma Taça de Portugal ao serviço do…Benfica, onde cumpriu quatro temporadas.

A águia, por seu turno, mostrava-se amorfa, sem registo de ocasiões relevantes para marcar no primeiro tempo e a sua postura mudou para (bem) melhor após o intervalo. Ainda assim, as comandadas de Filipa Patão contaram com mais uma adversidade, mais precisamente aos 68 minutos, quando Ana Seiça, já no solo, travou Lidiane com uma entrada que a árbitra Cátia Duarte puniu primeiramente com um amarelo, mas após alerta do VAR a decisão passou para a amostragem de cartão vermelho direto e o Benfica ficou reduzido a dez unidades.

A inferioridade numérica indiciava ainda maiores problemas para o Benfica, mas a reação às dificuldades foi instantânea e menos de dois minutos depois Jéssica Silva arrancou um cruzamento largo a partir da esquerda para impulsão e cabeceamento de Kika Nazareth para a igualdade, aos 70’. A internacional lusa ampliou a sua distância para a concorrência na tabela de melhores marcadoras do campeonato – 13 golos em 13 jogos realizados - e até esteve próxima de bisar e operar a reviravolta, mas não foi feliz e ainda causou um pequeno susto.

Aos 72’, Kika, que chegou ao 20.º golo da temporada, solicitou assistência com queixas no pé direito após um mau apoio no tapete sintético que recebeu a partida, mas recuperou na plenitude e completou os 90 minutos. Porém, não a tempo de conseguir ajudar as encarnadas a voltar a marcar e evitar a perda de pontos, ainda que mantendo uma confortável vantagem de oito pontos para o Sporting, segundo classificado que, este sábado, recebe o Clube Albergaria e poderá reduzir distâncias para o topo da tabela.