Com pouco espaço no Estrela, Omurwa volta a competir pelo Quénia
Johnstone Omurwa, do Estrela, concentrado antes de jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Com pouco espaço no Estrela, Omurwa volta a competir pelo Quénia

NACIONAL23.03.202422:27

Central não compete há mais de mês e meio na Reboleira; ultrapassado por Diogo Fonseca e todos os concorrentes que recuperaram de lesão, aproveita presença na sua seleção para recuperar confiança

Encarada por alguns clubes e jogadores como um problema devido ao facto de poder sobrecarregar atletas que já acumulam muitos minutos de competição numa fase já adiantada da temporada, a data FIFA para os compromissos das seleções em março permitiu, em sentido oposto, uma oportunidade no que ao Estrela da Amadora diz respeito: Johnstone Omurwa pôde somar minutos ao serviço da sua seleção, algo que não acontece há já mês e meio na Reboleira.

Omurwa não foi afetado por qualquer lesão, tendo sido, ao invés, vítima de uma situação benéfica para o Estrela, que passou pelo reforço da posição de defesa central no que respeita ao mercado e…também ao departamento clínico, o que levou a que fosse, progressivamente, perdendo espaço junto de Sérgio Vieira. Assim, o central queniano teve de aguardar pela convocatória da sua seleção para voltar a competir, algo que sucedeu na tarde deste sábado, e a tempo inteiro.

O central, que é peça influente na seleção do Quénia, constituiu escolha inicial para o seu selecionador nacional no encontro de preparação realizado este sábado frente ao Maláui, tendo cumprido os 90 minutos do encontro e contribuído ativamente para que não apenas a sua equipa não sofresse qualquer golo, como ainda goleasse o seu frágil adversário (4-0). Uma oportunidade que Omurwa certamente terá aproveitado, visto que as possibilidades de competir pelo Estrela têm sido escassas e não prometem melhorar nos próximos tempos.

Apesar de contar com a confiança da equipa técnica dos amadorenses e ser, de resto, muito acarinhado por todo o plantel, Omurwa perdeu espaço com naturalidade em função da contratação de Diogo Fonseca, o regresso de Lucão e ainda devido ao pleno restabelecimento físico de Pedro Mendes, Miguel Lopes e Mansur. O queniano passou, por isso, a ser opção secundária e aguarda, por isso, por melhores dias, entregando-se ao trabalho árduo e, inclusivamente, a algumas estatísticas promissoras.

Omurwa, de 25 anos, que há pouco mais de ano e meio foi, numa ação surpreendente por parte do Estrela, contratado ao Wazito, do seu país, depois de ter iniciado o percurso no Mathare United, e continua a ser uma opção indiscutível para os harambee stars – assim é conhecida a seleção queniana – em função dos números que apresentou em competição no Estrela: com um total de 16 partidas realizadas, o central apresenta uma conjugação de 2,7 desarmes ou interceções por cada 90 minutos.

O defensor queniano apresenta também um somatório de 4,5 recuperações de bola por jogo realizado, uma média de 3,4 duelos aéreos por jogo – está inclusivamente à frente de todos os outros jogadores na Liga nesse aspeto em particular -, o 92.º percentil no que respeita a saídas com bola e o 86.º para iniciativas. Dados que atestam o bom trabalho desenvolvido por Sérgio Vieira e respetiva equipa técnica no desenvolvimento de um jogador que cumpre a sua primeira experiência na Europa que terá de lutar para voltar a ter minutos.

Também lhe poderá interessar: «Adeptos do Estrela 'pegam fogo' à Reboleira à chegada do autocarro da equipa para o desfile pela Amadora»