Sporting Coates já está na história do leão
São 311 jogos de leão ao peito, 222 apenas na Liga (hoje cumprirá mais um) suficientes para reservar a Coates um lugar na história do futebol sportinguista.
O capitão é o jogador estrangeiro com mais jogos na Liga, um exemplo de longevidade, ele que chegou em janeiro de 2016 e nunca perdeu influência e estatuto na equipa, época após época, treinador após treinador. O respeito e importância que todos lhe reconhecem, no balneário ou no relvado, é disso um bom exemplo, sendo também uma referência para todos os jovens do plantel principal.
O internacional uruguaio superou o também defesa-central Anderson Polga (221) e Liedson (214), além de outros históricos como Iordanov (184) ou Balakov (139). E estando ainda em atividade e com contrato por mais uma temporada, dificilmente aparecerá no Sporting um jogador estrangeiro que possa alcançar semelhante registo no campeonato.
Refira-se ainda que Coates em apenas uma temporada não falhou um único jogo na Liga, em 2017/2018, tendo alinhado em todos os 34 jogos. E, não menos importante, destes 222 jogos que leva no campeonato apenas por uma vez não foi titular: na época de 2019/2020, com o Moreirense (a dupla inicial foi Neto e Mathieu).
Nestes oito anos de leão ao peito, Coates já marcou 17 golos na Liga, sendo que em 2020/2021, ano de conquista do título, marcou cinco golos, o seu melhor registo.
Mas a sua importância e experiência não se resume ao Sporting, mas também à seleção do Uruguai e, por isso, voltou a ser pré-convocado, tal como Ugarte, para os amigáveis com Japão e Coreia de Sul, agendados para março.