5 junho 2024, 20:03
Premier League: abolição do VAR deverá ser rejeitada
Proposta do Wolverhampton não reúne os 14 votos necessários para aprovação, contudo, clubes querem alterações no uso da tecnologia
Proposta do Wolverhampton foi chumbada pelos restantes 19 clubes; confirmadas melhorias na utilização do VAR, bem como a introdução do fora de jogo semiautomático
A Premier League votou esta quinta-feira a continuidade do VAR para a próxima temporada, após chumbo da proposta apresentada pelo Wolverhampton.
Através de um comunicado divulgado no seu site oficial, a Premier League garante a continuidade do sistema, mas afirma que lhe serão feitas alterações para melhorar o espetáculo.
5 junho 2024, 20:03
Proposta do Wolverhampton não reúne os 14 votos necessários para aprovação, contudo, clubes querem alterações no uso da tecnologia
«Os clubes da Premier League votaram hoje a favor de continuar a operar o VAR na Premier League. Embora o VAR produza uma tomada de decisão mais precisa, foi estabelecido que melhorias devem ser feitas para o benefício do jogo e dos adeptos», pode ler-se na declaração divulgada no seu site oficial.
De acordo com a BBC Sports, a proposta apresentada pelo Wolverhampton necessitava da aprovação de 14 dos 20 clubes, todavia o clube acabou sozinho nesta questão, tendo sido o único a votar favoravelmente.
Apesar da votação desfavorável, a proposta apresentada pelos wolves acabou por proporcionar uma melhoria na vídeo-arbitragem em parceria com a PGMOL, entidade reguladora da arbitragem da Premier League.
As melhorias serão: uma maior prudência na utilização do VAR para diminuir as interrupções no jogo; reduzir os atrasos nos jogos através do uso de tecnologia como o fora de jogo semiautomático; melhorar a experiência dos adeptos no estádio, através de uma redução dos atrasos, anúncios dos árbitros após uma mudança de decisão no pós-VAR e, sempre que possível, o uso de replays para complementar a decisão tomada; trabalhar com a PGMOL para o reforço no treino para VAR, de modo a que este seja mais robusto, consistente e com maior fluidez na precisão; aumento da transparência em torno do VAR através da divulgação das comunicações tidas no Match Center da Premier League e com programas de transmissão; e, por fim, a entrega de uma campanha de comunicação em torno do VAR para adeptos e partes interessadas para esclarecer o papel do sistema no jogo.
6 junho 2024, 13:38
Em causa estão as regras de rentabilidade e sustentabilidade que têm marcado o futebol inglês
Por fim, foi também confirmado que a partir do outono de 2024 será introduzida na Liga inglesa a tecnologia do fora de jogo semiautomático, sendo esta complementada com a transmissão de imagens para todos os presentes no estádio.