Chelsea (com Félix e Veiga) eliminado em Newcastle, Liverpool e Arsenal seguem em frente
João Félix a ser confortado por Enzo Maresca
Foto: IMAGO

Chelsea (com Félix e Veiga) eliminado em Newcastle, Liverpool e Arsenal seguem em frente

INTERNACIONAL30.10.202422:41

'Blues', desinspirados, perderam por 2-0, na Taça da Liga inglesa; 'Reds' bateram Brighton, por 2-3, e 'gunners' venceram Preston North End, por 0-3

O Chelsea está fora da Taça da Liga inglesa. Com João Félix e Renato Veiga no onze (Pedro Neto não estava na ficha de jogo), os blues foram a Newcastle perder por 2-0.

Em St. James’ Park, o Newcastle entrou melhor e Joelinton deu o primeiro aviso logo aos 3 minutos. A equipa da casa pressionava alto no terreno e o Chelsea estava com muitas dificuldades em sair a jogar.

A pressão dos magpies deu frutos quando, aos 23 minutos, Renato Veiga perdeu a bola em zona proibida, com Tonali a encontrar Isak e o sueco a rematar para o primeiro da partida.

Apenas três minutos depois, a formação da casa iria dobrar a vantagem. Cruzamento de Isak da esquerda do ataque do Newcastle, com a bola a desviar em Nkunku, e Joe Willock, solto de marcação cabeceou e, após alguma confusão, Disasi atirou para dentro da própria baliza.

Em desvantagem, esperava-se uma reação do Chelsea… que nunca chegou. Os blues mostravam intenção de chegar ao golo, mas o ataque estava, claramente, desinspirado (com Félix incluído). Passes falhados, receções falhadas e remates sem nexo, além de uma grande exibição da defesa caseira, fizeram com que a turma de Enzo Maresca (que tentou várias vezes mexer com o jogo) não conseguisse ter sucesso ofensivamente.

João Félix atuou durante os 90 minutos, assim como Renato Veiga

Na segunda parte, foi o Newcastle que teve as melhores oportunidades. Ao minuto 74, William Osula viu um golo ser-lhe anulado por fora de jogo, e 10 minutos depois Tonali rematou ao ferro da baliza de Jorgensen.

2-0 foi o resultado final e o Chelsea fica pelo caminho nesta competição, que não conquista desde 2015.

Liverpool não desiludiu

Ao contrário do Chelsea, o atual detentor da Taça da Liga - e o clube que mais vezes levantou o troféu (10) –, o Liverpool, seguiu em frente.

Sem Diogo Jota (lesionado), os reds adiantaram logo no início da segunda parte, através de um grande golo de Cody Gakpo (46’), que desferiu um potente remate, sem hipóteses para Steele.

O mesmo Gakpo bisou aos 63 minutos, após recuperar a bola já no último terço.

O Liverpool diminuiu a intensidade e permitiu que o Brighton crescesse na partida. A formação da casa aproveitou e reduziu, aos 81 minutos, por Simon Adingra.

O Liverpool acordou e voltou a chegar ao golo, apenas quatro minutos depois do tento do Brighton.  Luis Díaz concluiu da melhor maneira uma jogada individual para fazer o 1-3.

Contudo, os golos não ficaram por aqui. Em cima dos 90’, um remate de Tariq Lamptey desviou em Quansah e traiu Jaros. Estava, assim, selado o resultado final. O Liverpool avança para os quartos de final, o Brighton despede-se da prova.

Arsenal cumpre

O Arsenal deslocou-se até ao terreno do Preston North End, da segunda divisão, e venceu por 0-3.

Gabriel Jesus (24’), Ethan Nwaneri (33’) e Kai Havertz (57’) fizeram os tentos da formação de Mikel Arteta, que está na próxima fase da Taça da Liga inglesa.