Chaves: Moreno espreita registo interessante num jogo... especial
Em caso de triunfo, flavienses igualam o número de pontos conquistados em toda a primeira volta; técnico dos valentes transmontanos volta a defrontar o 'seu' Vitória depois da goleada sofrida em outubro; João Correia ainda trabalha de forma condicionada, mas deve ir a jogo; trio de fora
A partida do próximo domingo, entre Chaves e Vitória de Guimarães, será especial. Desde logo, para Moreno Teixeira, que reencontra o seu clube do coração, o emblema da sua cidade natal, onde se formou e ao serviço do qual realizou quase toda a sua carreira de jogador. Isto, claro está, sem esquecer que Moreno também já treinou os conquistadores. Mas além da questão individual, neste caso relativamente ao técnico, o encontro desta 26.ª jornada da Liga poderá ser também altamente relevante em termos coletivos para os flavienses.
Tudo porque, em caso de triunfo, o Chaves passará a somar 11 pontos na segunda volta, igualando, em nove rondas, o registo que tinha alcançado em todas as 17 jornadas da primeira volta.
Na primeira metade do campeonato, os valentes transmontanos conquistaram três vitórias - Arouca (2-0), Gil Vicente (4-2) e Vizela (2-1) - e dois empates - Estrela da Amadora (2-2) e Famalicão (2-2). A estes resultados somaram-se ainda 12 (!) derrotas.
O cenário de em quase metade dos jogos conseguir o mesmo número de pontos tem o seu quê de motivador - ainda que também queira dizer muita coisa relativamente à fraca prestação do Chaves em (quase) toda a primeira volta... -, mas é bom não esquecer que a situação global do Desportivo é altamente delicada.
A 'lanterna vermelha' é um fardo (demasiado) pesado de ser carregado, mas é essa a realidade atual. As contas da permanência complicam-se ainda mais à medida que o campeonato vai entrando na sua reta final, mas também deve ser sublinhado o facto de haver várias equipas envolvidas nessa luta. Afinal, do 8.º lugar para baixo, ninguém está ainda livre de descer de divisão. Gil Vicente e Boavista (ambos 28 pontos), Famalicão e Casa Pia (ambos 27, ainda que os minhotos tenham um jogo a menos), Farense (26), Estrela da Amadora (25), Rio Ave (24), Portimonense (23), Estoril (22) Vizela (21) são os emblemas que não têm a sua situação definida nesta fase, pelo que o Chaves (19) ainda acalenta legítimas aspirações de conseguir continuar na elite nacional em 2024/2025.
As contas serão, portanto, mais que muitas até (provavelmente) à 34.ª e última jornada da Liga, mas a formação flaviense, até por ser a que está em pior situação, tem uma urgência premente de somar vitórias e esperar... derrotas dos seus concorrentes diretos.
E para poder chegar ao final da tarde do próximo domingo a sorrir, o Chaves tem de vencer, dando, assim, sequência a uma segunda volta ligeiramente mais positiva do que a primeira. Para isso, pode também recordar-se do encontro diante do Vitória de Guimarães, referente à 9.ª jornada e que foi realizado a 28 de outubro de 2023, para... não repetir o que fez no reduto minhoto (0-5).
E o duelo que se avizinha será também especial para Moreno Teixeira. O treinador do Chaves é natural de Guimarães, foi no Vitória que se formou e que realizou quase toda a sua carreira enquanto jogador, e foi também nos conquistadores que iniciou a sua carreira enquanto técnico - primeiro como adjunto, depois como principal, tanto na equipa B como na formação principal.
O coração, claro está, ficará de lado, e Moreno quererá tanto vencer o seu Vitória como qualquer adepto do Chaves. Algo que, a acontecer, será uma traição... saudável.
João terá... Correia para ir a jogo
João Correia deve constar das opções do técnico dos valentes transmontanos para a receção aos minhotos.
O lateral/ala-direito voltou a trabalhar de forma condicionada na manhã desta sexta-feira, mas, ao que A BOLA apurou, irá receber o aval do departamento médico do Chaves para poder ir a jogo. Se irá ou não, dependerá, naturalmente, de Moreno.
Em sentido contrário, há um trio que está definitivamente afastado do embate com os vimaranenses: Bruno Rodrigues, Sandro Cruz e Cafú Phete voltaram a não assinar a folha de presenças na sessão matinal de hoje e, como tal, são baixas garantidas para domingo.
O plantel flaviense volta a treinar na manhã deste sábado (10.30 horas), no Complexo Desportivo Francisco Carvalho, à porta fechada, sendo que no final do apronto Moreno Teixeira estará na sala de conferências de Imprensa (12 horas) para projetar a receção ao Vitória de Guimarães.