Chaves: jogar na Luz tem sido um verdadeiro tormento para os flavienses
Jogar no Estádio da Luz quase nunca deixa boas recordações ao Chaves. Nem no atual recinto encarnado... nem no antigo.
Falamos, claro está, de jogos a contar para o principal escalão do futebol português. Até porque estamos na antecâmara de mais uma visita dos valentes transmontanos à capital, neste caso, ao reduto do atual campeão nacional.
No registo dos duelos entre as duas equipas no anfiteatro encarnado, para a elite nacional, reforce-se, encontram-se 17 jogos. Sendo que o saldo é amplamente favorável ao Benfica, que contabiliza 15 triunfos. Os outros dois jogos saldaram-se em empates, o que significa que o Chaves nunca venceu as águias fora do seu recinto.
E para encontrarmos esses dois referidos empates temos de recuar mais de 35 anos! Curiosamente, os dois pontos somados pelos valentes transmontanos nessas partidas foram em épocas consecutivas: 1986/1987 (0-0) e 1987/1988 (1-1). Raúl Águas era o treinador do Chaves em ambas as ocasiões, John Mortimore, na primeira época, e Toni, na segunda, orientavam o Benfica.
E tudo isto, claro está, no antigo Estádio da Luz. Depois disso, ainda no palco em questão e, já depois, no atual recinto encarnado, a viagem de regresso a Trás-os-Montes foi sempre feita com... uma derrota na bagagem.
E o peso dos números ganha ainda maior dimensão se olharmos ao resultado da época passada: 5-0. David Neres, Grimaldo, Gonçalo Ramos, Petar Musa e Rafa apontaram os tentos da goleada da formação que já era orientada por Roger Schmidt. Vítor Campelos, note-se, era o treinador dos flavienses.
A título de curiosidade, atente-se no onze que o Chaves apresentou no dia 29 de outubro de 2022, jogava-se, então, a 11.ª jornada: Paulo Vítor; João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória e João Queirós; Guima, João Teixeira e João Mendes; Jonny Arriba, Héctor Hernández e Issah Abass. Do banco de suplentes saltaram ainda Euller, Juninho, Luther Singh, Benny e Eduardo Borges.
Dessa equipa, acrescente-se, apenas Steven Vitória, Guima, Héctor Hernández e Benny continuam em Trás-os-Montes, pelo que a cara dos flavienses no duelo da próxima sexta-feira será completamente diferente. Até no banco de suplentes, onde o treinador agora é Moreno Teixeira.
Já na temporada em curso, recorde-se, o Benfica venceu no Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves. À 10.ª jornada, no dia 4 de novembro de 2023, Fredrik Aursnes e João Mário (de penálti) apontaram os golos do triunfo das águias.
Artigos Relacionados: