Dragões tentam defender o último lugar do pódio; flavienses à procura de pontos para a salvação
A partir das 20.30 horas, o aflito Chaves recebe o FC Porto no Estádio Municipal Engº Manuel Branco Teixeira, onde os azuis e brancos apresentam forte vantagem nos duelos frente aos transmontanos, numa altura em que estes lutam para se manter no escalão principal do futebol português.
O Chaves enfrenta um período decisivo, em que o mais pequeno deslize pode significar a despromoção. Na penúltima posição, o Chaves está a cinco do Portimonense (lugar de play-off) e a seis do Estrela da Amadora, que está logo acima da linha vermelha.
Nos nove jogos mais recentes, apenas uma vitória foi conquistada, destacando a dificuldade em assegurar resultados positivos de forma consistente, sendo que enfrenta uma série de quatro jogos sem conquistar os três pontos.
Já o FC Porto mantém uma posição sólida, sem perder há quatro jogos. mas tem apenas uma vitória nos últimos cinco. Apesar de a corrida ao título estar entregue a duas equipas - Sporting e Benfica - Sérgio Conceição tem de olhar para baixo, uma vez que o SC Braga (recebe o Casa Pia nesta jornada) está a um ponto de distância e tem o Vitória de Guimarães (visita Vila do Conde) a três.
Em jogos a contar para o campeonato, os duelos entre as duas equipas têm sido marcados pelo domínio avassaldor por parte dos azuis e brancos. Ao longo de 35 confrontos, o FC Porto venceu 33 vezes, enquanto o Chaves conseguiu vencer apenas por uma vez, com um empate a acompanhar.
O Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, palco do encontro desta noite, tem sido um palco de celebrações para o FC Porto quando se desloca a Chaves. Em 21 jogos, os dragões triunfaram em 18 ocasiões, contrastando com apenas uma vitória da equipa local.
Os últimos confrontos entre estas equipas continuam a reforçar o domínio portista. Nos seis encontros mais recentes, o FC Porto venceu sempre, mantendo uma série invicta que remonta a várias épocas.
Apesar do histórico vitorioso do FC Porto, o GD Chaves conseguiu evitar a derrota em algumas ocasiões, tal como em 2018-19, em que arrancou um empate (1-1) no Estádio do Dragão, na Taça da Liga. Além disso, em 2016-17, na Taça de Portugal, o a formação transmontana surpreendeu ao forçar um empate no tempo regulamentar, que o levou posteriormente à vitória nas grandes penalidades.
A última vez que o FC Porto não ganhou ao Chaves no campeonato foi em 1997-98, num empate emocionante. O registo da única vitória sobre o FC Porto foi na temporada 1988-89.
No jogo da primeira volta da presente temporada, o FC Porto venceu em casa por 1-0.
Chaves
Equipa provável (4x1x2x3): Hugo Souza; Sandro Cruz, Vasco Fernandes, Ygor Nogueira, Sylla; Dário Essugo; Hélder Morim, Kelechi Nwakali; João Correia, Héctor Hernández, Rúben Ribeiro.
Lesionados: Carraça e Pedro Pinho
Castigados: Rapahel Guzzo
O que disse Moreno na antevisão: «É um jogo importante e difícil. Vamos defrontar um FC Porto forte, uma equipa grande e que vem de um bom jogo, diante do Sporting, apesar de nem tanto de um bom resultado. Do nosso lado teremos um Chaves que também vem de um bom jogo, mas de um mau resultado. Foram vocês, Comunicação Social, que o disseram relativamente ao que fizemos diante do Casa Pia, tal como o próprio treinador adversário reconheceu que nós fomos melhores. E tem sido muito isto que nos tem acontecido ao longo da segunda volta, sermos uma equipa competitiva, organizada e que em muito poucos jogos sentimos que os adversários foram muito melhores que nós. Mas o que é certo é que por um ou outro detalhe, por vezes com responsabilidade nossa, não temos ficado com os pontos correspondentes às vitórias».
Treinador do Chaves diz que enquanto houver hipóteses matemáticas de permanência na Liga a sua equipa vai continuar a acreditar; Sérgio Conceição não deixará que pós-eleições nos dragões tenham qualquer influência no rendimento da equipa, garante; as exibições que não têm tido reflexos nos resultados e com os pontos a fugirem
FC Porto
Equipa provável (4x2x3x1): Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, João Mendes; Nico González, Alan Varela; Francisco Conceição. Pepê, Gonçalo Borges; Evanilson.
Lesionados: Zaidu, Marcano
Castigados: Galeno e Wendell
O que disse Sérgio Conceição na antevisão: «Acho que é um fator de motivação para os jogadores [do Chaves], defrontarem o FC Porto, um grande do futebol português e perceberem que dentro desse jogo vão ter a esperança de ficarem na 1.ª Liga. Nós temos que olhar para o nosso jogo. Preparámos nestas semanas limpas, deu tempo para nos prepararmos tendo em conta algumas ausências. Vamos encarar o melhor jogo da melhor forma para ganhar»,
Treinador do FC Porto fez a antevisão do jogo com os flavienses