Chaves conquista primeira vitória da época em Arouca…e ganha ânimo
O Desportivo de Chaves derrotou o Arouca (2-0) e conquistou a primeira vitória na presente edição da Liga e em toda a temporada até agora
Após ter somado um ponto na estreia de Moreno no comando técnico, o Chaves garantiu ontem, no terreno do Arouca, a primeira vitória no campeonato. Com os locais a mostrarem ligeira superioridade no início de uma partida quente no relvado e disputada sob intenso calor, Hugo Souza não teve, ainda assim, muito trabalho na baliza flaviense.
O Chaves só deu sinal de vida aos 24’, numa incursão de João Correia que terminou com remate ao lado, momento em que o encontro ganhou novo ânimo. O nulo persistiu até ao intervalo, mas pouco antes do descanso David Simão foi expulso por palavras, uma atitude condenável que muito prejudicou e condicionou os arouquenses.
Com uma unidade a menos para os segundos 45 minutos, o Arouca viu-se obrigado a recuar e o Chaves, confiante, aproveitou para se soltar. Um atrevimento que lhe valeu um penálti concretizado por Héctor Hernández, aos 53’, a castigar mão de Javi Montero quando tentava afastar a bola de cabeça em lance aéreo.
O Chaves soube aguardar pela oportunidade certa para matar o jogo e fê-lo num contra-ataque bem-sucedido, no qual Héctor Hernández serviu de marca de partida para lançar a velocidade de João Correia, que rematou perante Arruabarrena, a bola ainda perdeu força mas encaminhou-se para a baliza do uruguaio, aos 85’.
Em vantagem no marcador e no número de jogadores em campo, a pouco tempo do fim, o Chaves geriu e festejou, à sétima jornada, a primeira vitória na liga, sinal de que os efeitos da saída de José Gomes para a entrada de Moreno são positivos. Já o Arouca, de Daniel Ramos, soma três derrotas seguidas na prova desde que, a 3 de setembro, empatou no Dragão com o FC Porto.
Recorde o filme do jogo:
Chaves soma 1.ª vitória na Liga 2023/24!
Depois do empate na estreia, Moreno conduz a equipa flaviense à primeira vitória no campeonato, em Arouca (0-2). Os golos foram de Hector (penálti, 53') e João Correia (85'). David Simão foi expulso por palavras ainda antes do intervalo e complicou a tarefa do Arouca.
O resumo do Arouca-Chaves
90' Oito minutos de compensação
88' Corta Bruno Rodrigues! Mújica contorna o guarda-redes, mas o central acompanha a jogada a evita o remate.
85' MARCA JOÃO CORREIA! 2-0 PARA O CHAVES!
81' Cristo cabeceia ao lado!
75' Esgaio atira ao lado! Estava solto ao segundo poste!
74' Joel Pinho expulso do banco do Arouca
53' CHAVES EM VANTAGEM! 0-1! Marca Hector, de penálti. O jogador flaviense vai provocar Arruabarrena e vê o cartão amarelo, tal como Trezza, que depois empurrou o autor do golo.
51' Penálti para o Chaves! Mão de Montero na área. O árbitro vê as imagens e assinala penálti
46' Recomeça a partida
Nulo ao intervalo
O jogo chega ao intervalo sem golos, algo natural perante as escassas ocasiões de golo. A melhor pertenceu ao Arouca, é certo, mas nenhuma equipa justificou a vantagem.
45+3' Expulsão para David Simão, por protestos!
45' Hugo Souza (Chaves) e Weverson (Arouca) viram o cartão amarelo.
35' Cartão amarelo para João Correia (Chaves)
28' Cabeceamento de Trezza ao lado! Estava em boa posição: sozinho, na pequena área.
25' Boa iniciativa do Chaves, em transição, mas o remate de João Correia sai torto.
17' Joel Pinho, dirigente do Arouca, vê cartão amarelo no banco. Logo nos instantes iniciais do jogo foi exibido também um cartão amarelo a Sylla, jogador da equipa da casa.
1' Começa o encontro
O Arouca recebe o Chaves, em jogo da 7.ª jornada da Liga, com arranque marcado para as 15h30. A equipa de Daniel Ramos ocupa a 16.ª posição, com seis pontos. A formação visitante somou o primeiro ponto na ronda anterior, que marcou a estreia de Moreno no banco, após o afastamento de José Gomes.
O Arouca alinha com: Arruabarrena, Milovanov, Rafael Fernandes, Montero e Weverson; Oriol Busquets e David Simão; Sylla, Cristo e Jason; Trezza.
Suplentes do Arouca: Thiago, Lawal, Eboue Kouassi, Puche, Rafa Mujica, Tiago Esgaio, Bukia, Galovic e Pedro Santos.
O Chaves apresenta o seguinte onze: Hugo; Bruno Rodrigues, Steven Vitória e Ygor Nogueira; João Correia, Sanca, Guima. Kelechi e Bruno Langa; Hector e Jô Batista
Suplentes do Chaves: Rodrigo, Habib Sylla, Benny, João Pedro, Paulo Victor, Pinho, Rúben Ribeiro, Sandro Cruz e Queirós.