César Peixoto: «Temos todo o mérito pela forma como ganhámos»
César Peixoto, treinador do Moreirense (GRAFISLAB)

Moreirense-Sporting, 2-1 César Peixoto: «Temos todo o mérito pela forma como ganhámos»

NACIONAL05.12.202422:51

Técnico do Moreirense assume que o plano foi cumprido

César Peixoto, técnico do Moreirense, afirmou que a vitória frente ao Sporting foi justa, referindo que «o plano traçado» foi cumprido pelos jogadores, «as verdadeiras estrelas», mas que o objetivo da equipa será «jogo a jogo».

Mais uma reviravolta do Moreirense.

Sabíamos que ia ser difícil. Boa equipa, bons jogadores, tem uma estrutura que tem muitas zonas cinzentas onde temos de ativar a pressão, muito focados, com muita comunicação. Mais uma vez, conseguimos dar a volta a um resultado. Esta equipa tem uma alma tremenda. Uma primeira parte bem jogada, na segunda tivemos de sofrer, sabíamos que o Sporting ia querer chegar na frente. Soubemos fechar os caminhos todos, tenho de dar os parabéns aos meus jogadores, porque claramente a vitória é deles. É uma vitória do espírito de grupo fantástico. Mesmo quando não conseguimos ter a bola, como gostamos, mas o Sporting é uma equipa superior, retirou-nos a bola. Tínhamos o plano, eles cumpriram à risca, a primeira parte de uma maneira, a segunda parte de outra. Parabéns aos meus jogadores, aos adeptos. Continuamos invictos. São 20 pontos, ainda há muito para fazer, mas é uma vitória tremenda da alma e do espírito de equipa.

Sentiu que, na segunda parte, o bloco baixou, mas era assim que o Moreirense tinha de aguentar?

Esta equipa tem a capacidade de dar a volta. Não queremos entrar a perder, mas conseguimos dar a volta, porque eles acreditam muito no que fazem, uns nos outros. Fizemos o 2-1, sentimos que o Sporting nos ia empurrar muito para trás. Assumimos uma linha de 5, para parar a largura do Sporting, onde tínhamos dificuldade. Conseguimos uma vitória com sacrifício, com sofrimento, mas temos todo o mérito.

Quais são os objetivos da equipa? Como se lida com este momento, como pode ecoar na cabeça dos jogadores?

O objetivo é ‘jogo a jogo’. Na última semana, terminámos o jogo em que alguns erros iam pondo em causa os três pontos, e não fomos os piores, e hoje, com uma alma tremenda e uma grande organização, não somos os melhores. É jogo a jogo, o objetivo é a manutenção. Depois, estes jogadores trabalham muito, são humildes, não se vão colocar em bicos de pés. Eu também não o vou permitir, como é óbvio. Depois, é preparar o próximo jogo, que é difícil. A verdade é que em casa temos sido muito fortes. Parabéns aos jogadores, aos adeptos.

Aqui as estrelas são os jogadores. Se os treinadores não fizerem os jogadores acreditar, não conseguem nada. Eles acreditam no trabalho diário, trabalham muito, depois põem em prática o que pensamos, executam da melhor maneira. Isso a mim não me diz nada. Tenho os pés bem assentes no chão. Parabéns aos jogadores, eu continuo a trabalhar, humilde como sempre, jogo a jogo, passo a passo, vou fazendo o meu caminho.