Celta de Vigo 'pica' Real Madrid: «Há um título que nunca terão»
Foto: IMAGO

Celta de Vigo 'pica' Real Madrid: «Há um título que nunca terão»

Emblema galego lança comunicado antes da receção aos 'blancos', marcada para este sábado. Clube lembra conquista da Taça Intertoto, em 2000, troféu da UEFA entretanto extinto

O jogo é apenas no sábado, mas os ânimos entre Celta de Vigo e Real Madrid já estão 'quentes'.

Tudo porque os galegos, que medem forças com os madrilenos este fim de semana, em duelo a contar para a 10.ª jornada do campeonato espanhol, lançaram um comunicado, esta quinta-feira, no qual mencionam o título que os blancos «nunca terão.»

O Celta de Vigo venceu a Taça Intertoto em 2000, na final frente ao Zenit, um troféu que o Real Madrid não ostenta no palmarés. Os galegos ironizam, convidando «todos os adeptos» dos merengues a «aproveitar esta oportunidade única de desfrutar do troféu europeu que nunca terão».

Refira-se que a prova europeia foi organizada pela UEFA desde 1995 até 2008, ano em que foi extinta.

Antes, no início do comunicado, o Celta reconhece a grandeza do Real Madrid, «um dos maiores clubes do mundo, com 130 títulos no museu.»

O comunicado do Celta

O Real Club Celta recebe este sábado, dia 19, no Abanca Balaídos, um dos maiores clubes do mundo: o Real Madrid. Sem dúvida, o clube mais vitorioso da história do futebol mundial, com 130 títulos na sua sala de troféus. Entre eles, as novíssimas 15 Taças dos Campeões Europeus que presidem ao famoso museu madrileno e um total de 23 troféus europeus.

Os historiadores locais detectaram uma anomalia, uma curiosidade quando se fala do Real Madrid e do Real Club Celta. É comum rotular o clube branco como a equipa que «já ganhou tudo». No entanto, isso não é inteiramente verdade.

Alguns podem pensar que as arcas de troféus do clube celta estão «vazias», mas o museu celta exibe um troféu continental que não aparece na sala de troféus de Madrid. Um título que equipas da envergadura do PSG ou da Juventus ostentam com orgulho, tal como o Celta. Porque a história do Real Club Celta é mais modesta, mas não isenta de grandeza.

Sabendo da importância que os adeptos madrilenos dão aos troféus, o Real Club Celta coloca à disposição de todos os adeptos merengues que se deslocam este sábado a Abanca Balaídos o nosso único título europeu até ao momento e, ao mesmo tempo, um título continental que o clube branco nunca terá na sua vitrina.

A Taça Intertoto é um torneio oficial organizado pela UEFA entre 1995 e 2008. Foi no verão de 2000 que o clube conquistou este título, com uma vitória difícil na final contra o Zenit de São Petersburgo. Os golos de Karpin e Juanfran ficaram na história como os autores do primeiro e, por enquanto, único título continental do futebol galego.

O RC Celta convida todos os adeptos madridistas a aproveitarem esta oportunidade única para desfrutarem de perto do troféu europeu que nunca terão. Para isso, será montado um stand no exterior do estádio de Vigo, das 18h às 21h de sábado, dia 19.

Os madridistas que queiram tirar fotografias, tocar e sentir de perto este título poderão fazê-lo antes do jogo, e de forma gratuita, a convite do Celta.