Em causa os incidentes no FC Porto-Sporting, no Estádio do Dragão, que motivaram participação dos leões
O Conselho de Disciplina (CD) da FPF instaurou um processo disciplinar a Luís Gonçalves, administrador da SAD do FC Porto, na sequência de uma participação do Sporting àquele organismo disciplinar. Em causa estão os incidentes verificados no final da partida FC Porto-Sporting, que terão começado na tribuna do Estádio do Dragão e se estenderam para o interior do recinto.
Sporting denuncia ameaças, empurrões e pontapés na Tribuna e avançam com participação Disciplinar no Conselho de Disciplina da FPF; Luís Gonçalves é o principal visado; FC Porto diz que Frederico Varandas teve «comportamento vergonhoso»
O Sporting alega que o administrador do FC Porto agrediu Alexandre Ferreira a pontapé e ameaçou de morte Rodrigo Pais de Almeida, ambos elementos do Conselho Diretivo do Sporting. Tudo terá começado com os insultos que Frederico Varandas recebeu por parte de vários adeptos portistas nas bancadas. Algo que motivou uma reação do presidente leonino, num gesto de adeus, dirigido aos adeptos, enquanto estes insultavam o líder dos leões. O FC Porto, por seu turno, argumenta Varandas terá desrespeitado Pinto da Costa, que na véspera perdera o ato eleitoral no clube.
De acordo com os leões, Rodrigo Pais de Almeida terá sido «ameaçado de morte» pelo dirigente portista, que se fazia acompanhar de cerca de 20 elementos ligados ao FC Porto. Alexandre Ferreira, outro elemento do Conselho Diretivo dos leões, também terá sido provocado e, como não reagiu, foi «pontapeado».
Em face da queixa do Sporting, o CD abriu processo disciplinar n.º 95 - 2023/2024 contra Luís Gonçalves, por «factos ocorridos em jogo a contar para a Liga Portugal BETCLIC.» «O processo foi enviado, dia 2 de maio de 2024, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução», informa o CD.