Catar protela desmantelamento dos estádios do Mundial

Catar Catar protela desmantelamento dos estádios do Mundial

INTERNACIONAL29.03.202313:39

Foi apontada como uma das garantias do Mundial do Catar: o evento inédito no inverno, no pequeno país do Golfo Pérsico,  prometia ‘reciclar’ parte dos estádios construídos para o efeito (foram seis os novos recintos), mas o jornal The Guardian, que visitou o país três meses depois do final do Mundial, verificou que está tudo praticamente na mesma.

O jornal fala nomeadamente no estádio 974, famoso por ser desmontável, construído com contentores, e que seria doado a outro país – inclusivamente que tinha começado a ser desmontado no dia a seguir ao último jogo que acolheu, ainda durante a competição. Não mais voltou a ser usado, mas está praticamente na mesma.

Outros locais como o Ahmad bin Ali, ainda não sofreram a prometida redução de lugares, já que o país não precisa de oito estádios com capacidades acima dos 40 mil lugares. O repórter fala mesmo com um funcionário de manutenção do estádio que diz que deverá ficar «mais uns dois anos».

Uma explicação para o atraso poderá ser que o Catar vai receber, em 2024, a Taça Asiática (terá também os Jogos Asiáticos em 2030), mas a FIFA, contactada pelo jornal, admite que a promessa está a ser adiada.

«Dadas as candidaturas do Catar para próximos eventos desportivos internacionais, o cronograma final para a adaptação dos estádios do Mundial não está confirmado», justifica a FIFA.

Tags: