Casa Pia: Zolotic estreia-se nos convocados da Bósnia
Central do Casa Pia substitui Adrian Barišić e poderá cumprir a primeira internacionalização contra o Luxemburgo e Eslováquia
Zolotic foi convocado pela primeira vez para a seleção da Bósnia e Herzegovina e pode fazer a estreia na dupla jornada contra Luxemburgo e Eslováquia.
O defesa-central de 30 anos não constava na lista inicial de Savo Milošević, contudo, a lesão de Adrian Barišić acabou por servir de porta de entrada ao jogador no grupo de trabalho bósnio. Apesar de nunca ter jogado pela Seleção A, Zolotic consta com um percurso nos escalões de formação, onde regista sete internacionalizações pela seleção sub-17 e sub-19, e seis pela seleção sub-21.
Uma convocatória que já havia sido prenunciada pelo seu próprio treinador, Filipe Martins, que no passado sábado, na antevisão à receção do Casa Pia ao Vizela, havia elogiado o seu pupilo e registado que, a acontecer, a estreia de Zolotic pelo seu país, enquanto internacional A, seria algo «merecido» pela sua qualidade e rendimento.
«O Zolotic é um jogador muito inteligente, que percebe muito bem o jogo e este ano já vai na terceira posição diferente (ndr: joga habitualmente na esquerda, numa linha de três centrais, tendo já alinhado em posição central no eixo e também no meio-campo). No ano passado foi muito consistente a nível de rendimento. Foi pena ter aparecido tarde, na minha opinião. Acho que é um jogador que, olhando eu para a seleção da Bósnia, acho que poderia encaixar perfeitamente lá», opinou, ainda há poucos dias.
Filipe Martins recordou o principal óbice do central, a sua idade – cumpriu 30 anos em julho – e lamentou ainda que este tenha chegado ao atual patamar numa fase já tão adiantada da sua carreira, o que não o impediu de lutar por este feito. «Acho que podia já ser internacional A e parece-me que é um objetivo que ele tem, apesar de estar a entrar na casa dos 30. Pode ir ainda bem a tempo de concretizar esse sonho, e era merecido porque ele continua a ter um rendimento muito bom, mesmo numa posição diferente», referiu ainda.
«Volto a dizer que seria bastante merecido e foi pena o Zolotic ter estado muito tempo ‘escondido’ na segunda Liga belga, acredito que se tem chegado um pouco mais cedo a Portugal provavelmente poderia estar noutros patamares», concluiu o técnico do Casa Pia, apenas três dias antes de saber que…as palavras suas palavras serviram de bom prenúncio e Nermin Zolotic poderá direito à primeira internacionalização AA e ao mesmo tempo um prémio de carreira pela regularidade que apresenta.
Só no emblema lisboeta o defensor contabiliza 111 jogos oficiais e dois golos marcados, marca muito semelhante à da anterior experiência no futebol belga, ao serviço do Roeselare, onde também ultrapassou a fasquia das cem partidas oficiais, num total de 106, com três golos apontados.