Casa Pia: Vasco celebra aniversário «sem caso»…nem minutos
Capitão dos gansos celebrou 37 anos este domingo e cumpriu esta quinta-feira um mês sem convocatórias na equipa lisboeta em jogos oficiais
Depois de duas semanas extenuantes, com quatro partidas disputadas e sem conseguir operar o regresso às vitórias – para a Liga, mais concretamente, não vence há seis jornadas, desde 17 de setembro – o Casa Pia iniciará esta segunda-feira a sua semana de trabalho, sem competição no fim-de-semana mas com um trabalho de recuperação física e mental para fazer.
Antes do regresso ao trabalho, o capitão Vasco Fernandes cumpre, este domingo, 37 anos e protagoniza o maior mistério no plantel casapiano. Depois de ter sido alegadamente afastado da convocatória para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, o experiente central não voltou a ser utilizado, tendo cumprido esta quinta-feira precisamente um mês desde o último encontro oficial em que participou, mais concretamente a 8 de outubro na derrota em casa ante o Estrela da Amadora (0-1).
O afastamento de Vasco Fernandes fez correr tinta – gerou inclusivamente um comunicado, emitido pelo próprio clube lisboeta, à data das notícias que davam conta de um possível afastamento da equipa e processo disciplinar – e nas conferências de imprensa que se seguiram o técnico Filipe Martins garantiu que «não há caso» com o defensor. Vasco Fernandes pode, justificando as palavras do seu líder, não ter caso…mas também não tem minutos nem sequer convocatórias, visto que a partir da deslocação aos Açores não mais figurou sequer entre os eleitos.
Frente a Benfica, Vizela e Estoril, pela Liga, João Nunes entrou para o lugar que antes lhe pertencia e no embate ante o SC Braga, pela Taça da Liga, foi Duplexe Tchamba a entrar na equipa inicial, sendo que o camaronês tem sido o eleito para figurar no banco de suplentes como reserva imediata ao já referido João Nunes e os restantes titulares, Fernando Varela e Nermin Zolotic. Vasco Fernandes, desportivamente falando, encontra-se atrás destes quatro companheiros num setor que conta ainda com o jovem Isaac Monteiro.
O experiente defensor, que contabiliza 81 jogos e dois golos ao serviço do Casa Pia desde a sua chegada ao clube, há duas temporadas, aguarda agora por nova oportunidade e por um eventual regresso (pelo menos) à convocatória no regresso à competição, marcado para dentro de 13 dias com a participação na Taça de Portugal, que reservará nova deslocação às ilhas, desta feita à Madeira para defrontar o Nacional. Terá a palavra Filipe Martins, na gestão de uma situação certamente delicada.