Casa Pia: Refrescar o meio-campo é prioridade para a pausa
Paragem competitiva de duas semanas será aproveitada pelos gansos para garantir algum descanso aos médios Neto e Pablo Roberto, que têm sido sujeitos a forte desgaste nas últimas semanas
A derrota na abertura da 11.ª jornada, frente ao Estoril, principalmente pelos números registados – 4-0, na Amoreira – deixou bem latente o desgaste físico e anímico em que se encontra o plantel do Casa Pia, que realizou quatro encontros nas últimas duas semanas e parece ter pago o preço.
As igualdades alcançadas ante Benfica e SC Braga (este último, pela Taça da Liga) transmitiram esperança, mas as duas derrotas consecutivas ante Arouca (1-0, em Rio Maior) e Estoril em encontros que, nas antevisões a ambas as partidas, Filipe Martins considerou «de seis pontos» devido ao facto de, tal como o Casa Pia, se tratarem de rivais diretos na luta pela manutenção, causam preocupação à equipa técnica que aproveitará a pausa competitiva que se segue para recuperar os índices físicos do plantel.
O Casa Pia iniciou essa operação recuperação desde já, tendo decretado folga para o fim-de-semana para apenas regressar ao trabalho na segunda-feira e um dos setores que mais importará a Filipe Martins recuperar o melhor possível será o meio-campo pela sua vital importância para os processos da equipa, o que se denota pelos respetivos minutos de utilização.
Neto e Pablo Roberto têm sido as escolhas do treinador no decurso da temporada para formar dupla na intermediária e já acusam algum desgaste inerente ao facto de terem sido chamados a jogo com enorme frequência nos tempos mais recentes e mais concretamente nos últimos quatro encontros.
Neto, mais particularmente, foi utilizado em…todos os encontros desde que se encontra apto para competir, tendo apenas falhado as duas primeiras eliminatórias da Taça da Liga por se encontrar em recuperação a um problema físico que trazia ainda da época transata. Desde então, o brasileiro apenas não foi titular nas segunda e terceira jornadas da Liga, frente a Sporting e Boavista…e não mais parou, tendo sido substituído ao intervalo na véspera, ante o Estoril, condicionado por ter sido admoestado com um cartão amarelo na primeira parte.
O camisola 8 soma 898 minutos e o compatriota Pablo Roberto soma menos um jogo e apenas menos 38 minutos de competição (860), fruto de ter falhado a receção ao Estrela da Amadora (derrota por 1-0) por ter sido obrigado a cumprir um jogo de suspensão devido à expulsão no encontro antecedente, ante o Gil Vicente (nova derrota, por 2-0). Terminado o período mais sobrecarregado de jogos, ambos poderão agora ter a sua condição física gerida e Filipe Martins pode inclusivamente testar outras possibilidades no seu meio-campo.
O Casa Pia não perderá qualquer elemento do seu meio-campo para as seleções nacionais e os gansos poderão aproveitar essa situação em seu proveito, trabalhando não só as duas escolhas mais frequentes como garantindo competição às restantes opções como Beni, que tem integrado as partidas durante a segunda parte, e ainda o reforço Telasco Segovia, que apenas contabiliza oito minutos na Liga ao ter entrado para os oito minutos finais da receção ao Estrela da Amadora. Há, também, Rafael Brito, que ultima a sua reabilitação.
No fim de contas, duas semanas de trabalho com opções variadas que permitirão ao Casa Pia recuperar forças e regressar à competição com o apetite que demonstrava até há um par de semanas de forma a derrotar o Nacional, pela 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, sendo que o último triunfo oficial registado data…da 3.ª eliminatória desta mesma competição, frente ao Rabo de Peixe, do Campeonato de Portugal. Em suma, os gansos procuram ter um meio-campo são…em equipa igualmente sã no regresso da competição.