Casa Pia: Rafael Brito foi novidade no treino de sexta-feira
Médio de 21 anos, que ainda não competiu pelos gansos por força de uma lesão muscular prolongada, foi novamente integrado junto dos seus companheiros, ainda que com restrições
Pouco a pouco, Pedro Moreira começa a ter à sua disposição todo o plantel do Casa Pia, entre o qual apenas dois elementos não podem dar o seu contributo nas quatro linhas numa situação que, dentro de poucas semanas, irá mudar de figura. Rafael Brito será o próximo cliente a deixar o boletim clínico, tendo esta sexta-feira iniciado mais uma importante etapa de progresso na sua recuperação – o internacional jovem por Portugal constituiu a principal novidade do treino matinal dos gansos.
É cedo ainda para dizer que Brito está oficialmente recuperado; ainda assim, o médio está cada vez mais próximo da alta clínica, como comprova a sua integração junto dos restantes companheiros, pela primeira vez desde que chegou ao clube. Ainda com limitações, é certo, e ainda sem autorização para participar em exercícios com contacto ou de jogo, de índole tática, mas já pode ir matando saudades da bola e, claro está, do convívio direto com os seus companheiros de equipa no relvado.
Na verdade, esta será a segunda vez que chega a esta etapa de recuperação, já que há cerca de um mês já tinha chegado a este patamar. Porém, o médio sofreu uma recaída, certamente lamentada pelo atleta mas compreensível tendo em conta a longa paragem a que tem estado sujeito, e teve de voltar atrás na sua reabilitação...até esta sexta-feira, esperando agora seguir uma recuperação favorável e aproximar-se da competição oficial.
Desde a chegada a Pina Manique que o ginásio e as imediações do relvado – e uma curta proporção deste - têm sido os locais de trabalho para o médio de 21 anos, que a partir desta sexta-feira começará a reabituar-se às quatro linhas e em breve poderá passar a competir diretamente com os seus companheiros, sem limitações e em ações de jogo. Para já, a sua reabilitação é feita de forma progressiva e depois terá, obviamente, de recuperar a condição física e o ritmo competitivo.
Recorde-se que Rafael Brito ainda não envergou a camisola do Casa Pia, nem mesmo em jogos de preparação, desde que se juntou ao clube do início da época, por força de uma grave lesão de ordem muscular na coxa direita, e a última aparição num jogo oficial teve lugar há quase sete meses, quando ainda representava o Marítimo por empréstimo do Benfica. O médio deixou a partida referente à última jornada da edição 22/23 da Liga, frente ao Estoril (derrota por 3-1) ao intervalo e não mais voltou a competir.
Rafael Brito falhou os dois encontros frente ao Estrela da Amadora, relativos ao play-off de acesso à presente edição da Liga – o Marítimo não evitaria a despromoção à Liga 2 – e foi posteriormente contratado pelo Casa Pia, de forma definitiva, apesar de se encontrar lesionado, situação que se manteve até à atualidade. Quando regressar, terá pela frente uma acesa competição com Ângelo Neto, Pablo Roberto, Samuel Justo, Beni Mukendi e Telasco Segovia por um dos dois lugares no onze para o centro do terreno.