Emblemas lisboetas defrontam-se em... Rio Maior; apenas dois pontos separam as duas equipas; gansos não gostam muito de jogar em 'casa', canarinhos com aversão à condição de visitantes
É em Rio Maior, distrito de Santarém, que duas equipas filiadas na... AF Lisboa vão encerrar a 28.ª jornada da Liga. Esta noite, no anfiteatro riomaiorense, Casa Pia e Estoril, emblemas vizinhos, medirão forças num duelo que tem a permanência como pano de fundo.
A jornada está a ser positiva para gansos e canarinhos, uma vez que Chaves e Vizela (as duas equipas que estão em lugar de descida direta) perderam, o mesmo acontecendo com Gil Vicente e Boavista (formações que também ainda tentam fugir à zona baixa da tabela) - o Estrela da Amadora, que também está nesta luta, empatou -, pelo que a conquista de pontos esta noite ganha (ainda) mais importância.
O Casa Pia está relativamente mais tranquilo, uma vez que já chegou à barreira dos 30 pontos, mas essa marca ainda não é suficiente para que haja descanso absoluto para os lados de Pina Manique.
Já o Estoril está um pouco mais necessitado, já que soma 28 pontos e tem apenas mais dois que o Portimonense, equipa que está no 16.º e antepenúltimo lugar da classificação, posição que no final da temporada dá acesso ao play-off de manutenção/descida diante do 3.º classificado da Liga 2.
Jogar em casa, ou neste caso concreto, em casa emprestada, não tem sido propriamente benéfico para o Casa Pia. Afinal, os gansos conquistaram apenas 10 pontos na condição de visitados, ou seja, exatamente um terço do registo pontual que têm nesta altura. Apenas duas vitórias e quatro empates no Estádio Municipal de Rio Maior - a que se somam sete derrotas -, sendo que o último triunfo já foi há quase dois meses, frente ao Arouca (1-0).
Mas olhando ao passado recente, e em teoria, os casapianos até chegam a este duelo com a moral em alta. Na ronda anterior, no Minho, o conjunto orientado por Gonçalo Santos conseguiu a vitória mais conseguida da sua temporada, goleando o Vizela por 4-0.
Caso consiga derrotar, esta noite, o Estoril, o Casa Pia iguala a melhor sequência na Liga 2023/2024: duas vitórias consecutivas. Essa marca foi alcançada nas jornadas 22 e 23, com os triunfos diante de Arouca (1-0) e Vitória de Guimarães (2-0), respetivamente.
Depois de um período de menor fulgor no que a golos diz respeito, curou a 'ressaca' na jornada anterior, ao bisar na goleada em Vizela (4-0). O brasileiro passou, assim, a somar sete tentos esta época e ainda sonha em apanhar Clayton - recentemente transferido para o Vasco da Gama (Brasil) e que deixou os casapianos na frente dos melhores marcadores, com 12 golos anotados. Felippe Cardoso parece estar a dar-se bem com as dinâmicas implementadas por Gonçalo Santos e, dessa forma, assumiu-se em definitivo como a referência ofensiva dos gansos.
A antevisão de Gonçalo Santos (treinador do Casa Pia):
Treinador do Casa Pia defrontará o emblema no qual se notabilizou por cinco temporadas e onde foi capitão; revelou que ainda hoje reside no Estoril, mas a sua ambição de vencer é intocável
Somar pontos, galgar posições na tabela classificativa, dar sequência ao bom momento e atingir o melhor registo da temporada. Todos estes fatores estão incluídos na ementa do Estoril para o embate desta noite.
Vamos por partes. Primeiro, a situação dos canarinhos quase que obriga à conquista de pontos para que seja dada continuidade à fuga da zona baixa e aos lugares que ninguém quer ocupar. Depois, porque o conjunto de Vasco Seabra vem de dois triunfos consecutivos, com Portimonense e FC Porto (ambos por 1-0), com o impacto psicológico que tem sempre uma vitória diante de um dos chamados grandes do futebol português.
Por fim, e não menos importante, porque em caso de (novo) sucesso, agora frente ao Casa Pia, o Estoril chegará ao terceiro triunfo consecutivo, algo absolutamente inédito esta época. A formação da Linha já esteve três jogos seguidos a pontuar, mas com duas vitórias e um empate - entre as jornadas 13 e 15, frente a Chaves (4-0), Famalicão (1-1) e Farense (4-0).
Estão, pois, reunidos vários condimentos para que os estorilistas entrem (também eles) no dérbi com os gansos, mas para isso terá de ser invertida a lógica dos encontros fora de portas. É que na condição de visitante, o Estoril soma apenas seis pontos - vitória com o FC Porto (1-0) e empates frente a Famalicão (1-1), Rio Ave (1-1) e Vizela (3-3).
Moralizado. Assim está o experiente ponta de lança brasileiro, de 34 anos, que vem de dois jogos consecutivos a marcar. Dois golos absolutamente decisivos e que ofereceram ao Estoril os triunfos frente a Portimonense e FC Porto (ambos por 1-0). Cassiano já leva 12 tentos apontados na temporada em curso - sete na Liga, quatro na Taça da Liga e um na Taça de Portugal - e é o melhor marcador dos canarinhos. Forte, possante e com sentido de baliza, será, por certo, uma constante dor de cabeça para a defensiva casapiana e uma das grandes esperanças dos estorilistas na busca da (inédita) terceira vitória seguida.
A antevisão de Vasco Seabra (treinador do Estoril):
Vasco Seabra considerou o Casa Pia um adversário à altura dos 'canarinhos' e alertou para a necessidade de ter a sua equipa no seu melhor de forma a alcançar o resultado positivo que procura
Um dérbi, ainda que algo distante dos palcos habituais de cada um dos contendores, será sempre um dérbi. Sendo que, neste caso concreto, e além dessa questão geográfica, mais importante mesmo são os pontos em disputa. Os tais que todos querem (sempre) conquistar, ainda para mais quando o campeonato caminha a passos largos para o seu final e as duas equipas ainda não têm as suas situações definidas. O Casa Pia sabe que, em caso de vitória, dá um passo muito importante rumo à permanência na elite nacional, mas o Estoril também tem bem presente que um triunfo esta noite permite passar a respirar (bem) melhor... ultrapassando, inclusivamente, os casapianos na tabela classificativa.