Casa Pia: De Zolotic o ganso nunca abdica
Central bósnio foi o único jogador do plantel dos lisboetas a alinhar em todos os encontros na presente temporada, sempre como titular
As últimas duas semanas têm sido de sucesso desportivo para o Casa Pia, que regressou à competição após a pausa competitiva para vencer o seu jogo de estreia na Taça de Portugal, frente ao Rabo de Peixe (2-0) e entregou-se com dedicação a dois encontros no qual não detinha o favoritismo, frente a dois adversários que disputam a Liga dos Campeões, como Benfica e SC Braga, e não foi derrotado, impondo em ambos os casos uma igualdade a um golo. E há um denominador comum para os três jogos... assim como em todos os anteriores.
Nos três encontros, frente a três adversários de incomparável potencial – uma equipa amadora como o Rabo de Peixe e dois conjuntos de altíssimo nível como Benfica e SC Braga – jogou sempre Nermin Zolotic, e a tempo inteiro. Um verdadeiro homem da confiança do treinador e do qual nunca abdica, independentemente da competição, como se percebe pelo facto de ter sido titular em todas elas, incluindo também a Taça da Liga, e..em todos os jogos disputados pelos gansos.
Na verdade, faltam 34 minutos ao bósnio para ser totalista em toda a temporada, dado ter sido substituído nas partidas frente ao Nacional, pela Taça da Liga (saiu aos 70 minutos) e também quatro dias depois, frente ao Gil Vicente, pela Liga (saiu aos 76’). Números que impressionam e que revelam bem a importância que o defesa central detém para a equipa técnica, que não abdica da sua utilização e transporta para o relvado as ideias de Filipe Martins e seus pares.
Nermin Zolotic já foi elogiado pelo seu técnico no passado, com este a considerá-lo o jogador mais influente da temporada 22/23 e, meses mais tarde, o próprio clube a distingui-lo com esse mesmo galardão. O central retribui esses elogios dentro de campo, com maratonas de utilização e a resposta que a equipa técnica pretende, constituindo-se nesta altura o único indiscutível no trio de centrais, sendo que Fernando Varela é, também, quase sempre utilizado nesse grupo.
O defensor de 30 anos tem, até ver, lugar cativo no lado esquerdo do eixo defensivo casapiano, ou em posição central, deixando a discussão em aberto entre Varela e, acima de tudo, João Nunes, que foi titular em Rabo de Peixe e na Luz, e Duplexe Tchamba, que mereceu nova oportunidade em Braga; Vasco Fernandes, desde a «opção técnica» que o afastou da deslocação aos Açores, pela Taça de Portugal, voltou a não integrar a convocatória perante Benfica e SC Braga.
Desta forma, Zolotic apenas não cumprirá o 15.º encontro na presente temporada – e de forma consecutiva – na receção ao Vizela, este domingo, salvo algum imprevisto físico que, diga-se, raramente sucedeu nas primeiras temporadas que realizou em Pina Manique, nas quais se posicionou sempre entre os futebolistas mais utilizados.