Carlos Carvalhal e o Olympiakos: «Foco, determinação, humildade e respeito pelo adversário»
Técnico realça as competências da formação grega, fala do ambiente fervoroso que os adeptos criam no Pireu, mas diz acreditar num SC Braga ao seu melhor nível para lutar pela vitória; o respeito por um clube onde já trabalhou e as recordações bem-dispostas de ter jogado... sem público; FC Porto vem logo a seguir, mas está longe da realidade atual dos arsenalistas
Foi já em solo helénico que Carlos Carvalhal fez a antevisão da 2.ª jornada da Liga Europa, que reserva ao SC Braga um duelo frente ao Olympiakos.
O técnico dos guerreiros do Minho regressa a uma casa que já foi sua, uma vez que orientou o emblema do Pireu na época passada, e foi, precisamente, por aí que Carvalhal começou o seu discurso. E com (muitos) sorrisos à mistura.
«Antes de mais, dizer que é um prazer estar aqui no Olympiakos. O sentimento que eu tenho relativamente ao clube é de gratidão. Demos o nosso contributo e talvez tenha sido dos poucos treinadores da história do Olympiakos que não foi insultado aqui no seu estádio, nem ovacionado. Porque não havia público [risos]. Será um prazer fazer o jogo aqui amanhã, sabemos que tem um grande ambiente, que os jogadores de futebol gostam», assinalou, visivelmente bem-disposto.
Depois disso, e já entrando definitivamente no lançamento da partida de amanhã, o treinador dos arsenalistas deu o mote relativamente ao que a sua equipa tem de fazer para regressar a Portugal com os (desejados) três pontos na bagagem. Por entre os elogios à formação grega, a certeza de como o SC Braga terá de apresentar-se no relvado: «Queremos jogar para ganhar. E para isso teremos de estar ao nosso melhor nível e estamos apostados em fazê-lo. Respeitamos muito o Olympiakos, sabemos os seus pontos fortes, assim como eles saberão os nossos. Teremos, com certeza, fragilidades, assim como o Olympiakos e todas as equipas do mundo têm. Amanhã vamos esgrimir argumentos para esconder os pontos fortes do adversário e fazer sobressair aquilo que o Olympiakos tem de dificuldade para podermos vencer o jogo. É essa a nossa aposta.»
Sem tempo para respirar, o calendário dita que os minhotos tenham pela frente o FC Porto já no próximo domingo, numa partida referente à 8.ª jornada da Liga. Mas a deslocação ao Dragão está, por agora, totalmente fora dos horizontes dos bracarenses. E Carlos Carvalhal explica porquê.
«Se dissesse que estávamos a pensar no jogo seguinte seria um grande desrespeito para com o Olympiakos, que é um grande clube. Independentemente de quem vem a seguir, o nosso foco estará só no Olympiakos, até pelo respeito pela sua história e pelo facto de serem os detentores da Liga Conferência. São uma grande equipa, têm um ambiente especial aqui no seu estádio e isso, para nós, é merecedor de foco total no jogo e em nada no que possa acontecer no dia seguinte. Foco, determinação, humildade e respeito pelo adversário», justificou.