Canal e Burgos desculpam-se por «infeliz» comentário sobre Lamal
Lamine Yamal (Imago)

Canal e Burgos desculpam-se por «infeliz» comentário sobre Lamal

INTERNACIONAL11.04.202409:58

Antigo guarda-redes também reiteirou desculpas

O canal que transmitiu em Espanha o PSG-Barcelona (2-3) pediu desculpa públicas pelos comentários do ex-jogador German Burgos sobre Lamine Yamal, de apenas 17 anos.

O Movistar + lamenta o «infeliz» comentário feito por Burgos durante o aquecimento das equipas. As imagens captaram Lamine Yamal a dar toques com a bola, quando o antigo guarda-redes do Atlético de Madrid comentou: «Se [a carreira de futebol] não correr bem, pode sempre ir trabalhar para um semáforo».

«Pelos comentários infelizes feitos por um dos colaboradores da Movistar Plus+ na antevisão ao jogo da Liga dos Campeões entre o PSG e o FC Barcelona, sobre o jogador dos blaugrana Lamine Yamal, a plataforma pede desculpas publicamente», refere o canal.

O próprio Burgos já se desculpara durante a transmissão: «Foi um comentário sem intenção de magoar ninguém. Se alguém se sentiu ofendido, peço desculpa publicamente. Nos tempos que correm é preciso adaptarmo-nos a tudo e é isso que estamos a fazer.»

E fê-lo mais tarde: «Faço este comunicado reiterando desculpas pelas minhas palavras no programa de ontem. Não foi minha intenção ofender Lamine Yamal, nem as pessoas do Barcelona, nem os jogadores, nem a UEFA, nem a Movistar Plus+ onde trabalho. Queria uma piada sobre a qualidade e elogiar as virtudes, não me referia a qualquer etnia ou classe social.»

O canal fez questão de sublinhar que condena «qualquer tipo de discriminação» e anunciou que «não permitirá este tipo de comentários por parte de nenhum dos trabalhadores ou colaboradores ligados à plataforma» e tomará «medidas» para que não voltem a acontecer.

PSG e Barcelona impediram depois os seus jogadores de prestarem declaraçãos ao canal.