Brasileirão: Artur Jorge leva a melhor sobre António Oliveira e lidera
Fogão, de Artur Jorge, bateu o Timão, de António Oliveira, e assumiu a liderança provisória do Brasileirão. (Foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

Brasileirão: Artur Jorge leva a melhor sobre António Oliveira e lidera

Botafogo derrotou o Corinthians (1-0) em duelo entre treinadores portugueses; Bragantino de Caixinha venceu o Grémio (2-0); Cuiabá de Petit derrotado em casa pelo Internacional (0-1)

Após um período de interregno motivado pela tragédia decorrente das enchentes no Rio Grande do Sul, o campeonato brasileiro está de regresso e este fim de semana o cardápio volta a ser extremamente apelativo.

A 7.ª jornada teve o seu início na noite deste sábado e logo com um excelente triunfo de um dos treinadores portugueses em prova: o Bragantino, de Pedro Caixinha, bateu o Grémio, em Porto Alegre, por 2-0. Eric Ramires e Luan Cândido (este de penálti) apontaram os golos do triunfo do conjunto orientado pelo técnico alentejano. O Bragantino regressou, assim, às vitórias na principal competição do futebol brasileiro, isto depois de, na ronda anterior, ter sido derrotado pelo Bahia (0-1) - depois desse desaire, refira-se, os comandados de Caixinha haviam somado vitórias diante de Luqueño (3-2), para a Taça Sul-Americana, e Sousa (3-0), para a Taça do Brasil, bem com um empate com o Coquimbo Unido (1-1), novamente para a Sul-Americana.

Quem também teve motivos para sorrir nesta 7.ª jornada do Brasileirão foi Artur Jorge. Já na madrugada deste domingo, o antigo técnico do SC Braga conduziu o Botafogo a uma importante vitória no reduto do Corinthians, formação orientada por outro português, no caso, António Oliveira. Um tento solitário da autoria de Júnior Santos foi o bastante para que o Fogão somasse os três pontos e assumisse, ainda que à condição, a liderança da prova.

O Cuiabá, por seu turno, ainda não encontrou forma de pontuar na presente edição do campeonato brasileiro. A formação comandada por Petit perdeu em casa com o Internacional (0-1) e somou a quinta derrota em outros tantos jogos. E continua sem marcar qualquer golo na prova...

Refira-se, a propósito, que este foi apenas o primeiro jogo de Petit no Brasileirão. Apesar de já estar no Cuiabá há um mês, o treinador português ainda não se tinha estreado na elite brasileira. Até à data, o antigo internacional português tinha apresentado um registo bastante positivo ao leme do Dourado - vitórias sobre Vila Nova (para a Copa Verde), Goiás (Copa do Brasil) e Lanús (Sul-Americana) e empate com o Deportivo Garcilaso (Sul-Americana).

Estreia (de fogo) para Álvaro Pacheco

A noite desde domingo promete ser de emoções fortes na presente ronda do campeonato brasileiro, mas à vista salta, naturalmente, um grande clássico.

Técnico luso vai estrear-se no banco dos vascaínos. (Foto: Vasco da Gama/X)

A partir das 20 horas (hora portuguesa), o mítico Maracanã vai receber o duelo entre Vasco da Gama e Flamengo, dois dos maiores clubes do Brasileirão. Será a estreia de Álvaro Pacheco ao leme dos vascaínos. O treinador português chegou ao clube cruzmaltino há cerca de duas semanas e vai agora sentar-se pela primeira vez no banco e logo num teste de fogo. Afinal, pela frente estará o Mengão!

À mesma hora, mas no estado de Santa Catarina, outro treinador luso entrará em ação: Abel Ferreira. O Palmeiras desloca-se ao reduto do Criciúma com os três pontos na mira. O Verdão está a meio da tabela e quererá continuar a galgar posições para se aproximar das equipas que ocupam, neste momento, os lugares cimeiros da tabela classificativa.

O restante calendário referente a esta 7.ª jornada reserva ainda, também para este domingo, os seguintes jogos: Atlético Mineiro-Bahia (20 horas), Fortaleza-Atlético Paranaense e São Paulo-Cruzeiro (ambos às 22.30 horas).