Bordéus aceita despromoção administrativa ao terceiro escalão

Bordéus aceita despromoção administrativa ao terceiro escalão

INTERNACIONAL23.07.202410:51

Clube não conseguiu investidor, retira recurso e espera revitalizar-se

O Bordéus anunciou esta terça-feira que aceitou a despromoção administrativa ao escalão National 1, que corresponde ao terceiro escalão em França.

A Direção Nacional de Controlo de Gestão (DNCG) anunciara, no início do mês, a despromoção por incumprimento do fair-play financeiro, mas o clube prometeu recurso, de que agora desiste. O Bordéus anunciou que retira o recurso que deveria apresentar esta terça-feira e aceita assim a sanção imposta pelo tribunal de primeira instância.

Agora, o clube deve ainda comparecer perante o DNCG para apresentar orçamento e garantir vaga na terceira divisão, tendo o proprietário Gerard Lopez, acionista do Boavista, visto também falhar a hipótese de venda ao Fenway Sports Group [FSG, proprietário do Liverpool].

«Embora as discussões tenham sido retomadas nos últimos dias, ontem, segunda-feira, 22 de julho, os representantes da FSG indicaram ao Bordeaux e ao seu acionista que não pretendiam prosseguir o processo, apesar das garantias dadas por várias partes interessadas. Consequentemente, na ausência de quaisquer novas informações, o Bordeaux retirou o seu recurso contra a decisão da DNCG de 9 de julho de 2024», diz em comunicado.

«Por conseguinte, o Bordeaux aceita a sanção de despromoção administrativa ao Campeonato Nacional 1 para a época 2024/2025 e será novamente convocado para apresentar o seu orçamento à DNCG. O período que se segue deverá permitir regressar mais forte e ao mais alto nível. O clube e o seu acionista garantem aos adeptos e a todas as partes interessadas a sua determinação em proteger os interesses do clube», diz-se ainda.

Em entrevista à AFP na semana passada, Gérard Lopez, traçara três cenários para o clube. O primeiro era encontrar um parceiro de última hora; o segundo cenário era declarar falência, o que levaria o clube a ser liquidado e a recomeçar a vida na National 3 (5ª divisão), um terceiro cenário, mais intermédio, seria de recuperação judicial, que começaria quando o organismo de controlo financeiro do futebol francês oficializasse a descida do clube à divisão nacional.

Na época passada, o Bordéus terminou a Ligue 2 no 12.º lugar, com 50 pontos. Foi campeão de França por 6 vezes, a última das quais em 2008/2009.