Bomba no mercado: Kevin De Bruyne perto de rumar à Arábia Saudita
Kevin De Bruyne pode ser a próxima grande estrela a reforçar o campeonato saudita
Foto: IMAGO

Bomba no mercado: Kevin De Bruyne perto de rumar à Arábia Saudita

Só faltará o acordo entre clubes e o Manchester City não se deverá opor à saída do belga para o Al Ittihad

Está prestes a acontecer a próxima grande transferência para o mercado saudita. Kevin De Bruyne, astro do Manchester City, já terá tudo acordado para reforçar o Al Ittihad, treinado por Laurent Blanc e que conta com Karim Benzema, N'Golo Kanté e o português Jota no plantel.

Segundo avança a imprensa inglesa, o médio de 33 anos estará à procura de fazer o contrato da sua carreira. Não são conhecidos os valores pelos quais clube e jogador terão alcançado um acordo, mas os números praticados no campeonato saudita - em particular, pelas equipas cujo dono é o próprio estado, como é o caso do Al Ittihad - são muito superiores aos que os clubes europeus podem comportar. O próprio De Bruyne assumiu, há meses, numa entrevista, que teria de ponderar se pudesse «ganhar em dois anos mais que ganhou em 15 anos de carreira».

À vontade do jogador, soma-se o facto de o seu contrato expirar em menos de um ano. Esta é a última época do vínculo de De Bruyne ao Manchester City, que entra agora na 10.ª temporada, e há vários pontos de vista que podem dar peso à decisão citizen. Em termos financeiros, o clube pouparia não só no salário do médio como também poderia capitalizar um ativo que, em menos de uma época, deixará de o ser. No que ao ponto de vista desportivo diz respeito, é certo que De Bruyne é, ainda, um dos melhores médios criativos do Mundo, mas as lesões começam cada vez mais a pesar - na época passada, o belga só jogou em 26 partidas pelo clube.

Acresce a tudo isto a vontade de respeitar o desejo de Kevin De Bruyne. Recorde-se que, em nove épocas ao serviço do Manchester City, foi um dos protagonistas da conquista de seis edições da Premier League, uma Liga dos Campeões duas Taças de Inglaterra e uma Taça da Liga, entre outros. Para o lugar que ocupa no plantel - não necessariamente na mesma função - o alvo está identificado: Bruno Guimarães, do Newcastle, é pretendido, com Lucas Paquetá, outro médio brasileiro que atua no campeonato inglês, neste caso, no West Ham, a ser desejo antigo, porém, mais duvidoso, devido aos casos relacionados com apostas que o têm vindo a assombrar.

Al Ittihad... 2.0

Depois de ser campeão em 2023, a primeira época do Al Ittihad após a intromissão do estado saudita na gestão do clube foi tudo menos positiva. Acabou em quarto lugar, atrás dos outros afetados pelo investimento, o Al Hilal, o Al Nassr e o Al Ahli, e a época foi tudo menos regular: Nuno Espírito Santo foi despedido, Marcelo Gallardo chegou como treinador e também foi demitido, Karim Benzema chegou a estar desaparecido e Jota, contratado ao Celtic... quase não era inscrito.

Agora, com Laurent Blanc, a ideia é estabilizar e, para isso, o clube quer contar com uma nova estrela. Junta-se o útil ao agradável de parte a parte: o Al Ittihad consegue a sua figura de capacidade superlativa, tanto futebolística como mediática, e Kevin De Bruyne faz o contrato da sua carreira.