Boavista-Benfica: águia tenta passar no terreno da pantera
EDUARDO OLIVEIRA/ASF

ANTEVISÃO Boavista-Benfica: águia tenta passar no terreno da pantera

Há pouco mais de um ano, os axadrezados bateram os encarnados, no Bessa, na jornada inaugural do campeonato 2023/24. Os dois clubes estão agora em situações (bastante) distintas

Duelo quente a fechar a 6.ª jornada da Liga. O Boavista recebe o Benfica, esta segunda-feira à noite, no Estádio do Bessa. Um clássico do futebol português que promete um bom espetáculo na Invicta, a partir das 20.15 horas.

Os dois conjuntos partem para esta jornada com cinco pontos de diferença, vantagem para os encarnados, que só sabem ganhar com Bruno Lage ao leme (dois jogos, duas vitórias).

Do outro lado, uma equipa aguerrida das panteras tem lutado com todas as forças contra as adversidades e os graves problemas financeiros que atravessa. Nesta altura, vai somando pontos importantes na luta pela sobrevivência.

Resultados distintos na jornada 5. O Benfica recebeu e venceu o Santa Clara (4-1), no jogo que marcou o regresso de Lage à Luz, enquanto os axadrezados empataram no terreno do Estrela da Amadora (2-2).

A meio da semana, os encarnados viajaram até à Sérvia, onde bateram o Estrela Vermelha (2-1), na ronda inaugural da fase de liga da Champions.

Histórico de confrontos

Um embate com muita história no futebol luso. São 133 já encontros entre os dois emblemas, para todas as provas, e a supremacia das águias é clara: 78 triunfos e apenas 21 desaires.

Olhando apenas para os confrontos na casa boavisteira (64 partidas), o registo é mais equilibrado, ainda que os encarnados continuem a dominar (29 vitórias contra 14). Porém, o duelo mais recente entre os dois no Bessa ainda está bem presente na memória dos boavisteiros, pelas melhores razões, e dos benfiquistas, pelas piores.

No arranque da temporada transata, depois de se ter sagrado campeão, no primeiro ano de Roger Schmidt, o Benfica tropeçou com estrondo na casa dos axadrezados. 3-2 para a turma de Petit com um golo tardio de Bozeník a levar o Bessa à loucura.

Muito mudou nos dois clubes desde essa noite de 14 de agosto de 2023. Para começar, nenhum dos dois treinadores que se sentaram no banco ainda ocupam os respetivos cargos. Depois da saída de Petit, já passaram pelo comando técnico do Boavista Ricardo Paiva, Jorge Simão e agora Cristiano Bacci. Já o clube da Luz trocou recentemente de treinador, ao subsitituir Roger Schmidt por Bruno Lage.

A constituição dos dois plantéis também sofreu grandes alterações, basta verificar que dois dos quatro marcadores de golos nessa noite já não representam os respetivos clubes, e curiosamente rumaram os dois para a Turquia: Bruno Lourenço assinou pelo Amedspor SK, emblema do segundo escalão, e Rafa reforçou o Besiktas.

BOAVISTA

Treinador: Cristiano Bacci

Sistema tático: 4x3x3

Equipa provável: Tomé Sousa; Pedro Gomes, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira, Bruno Onyemaechi; Ibrahima Camará, Ilija Vukotic, Sebastián Pérez; Gonçalo Almeida, Robert Bozeník, Salvador Agra

Lesionados: Luís Pires, João Gonçalves e Miguel Reisinho

A figura: Seba Pérez

O capitão das panteras é crucial na manobra de Cristiano Bacci e uma das grandes notícias do mercado do Boavista foi a sua permanência no Bessa. O médio colombiano é a voz da experiência num plantel recheado de juventude.

A antevisão de Cristiano Bacci:

BENFICA

Treinador: Bruno Lage

Sistema tático: 4x2x3x1

Equipa provável: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi, Carreras; Kokçu, Florentino; Di María, Rollheiser, Akturkoglu; Pavlidis.

Lesionados: Renato Sanches e Tiago Gouveia

Figura: Kerem Akturkoglu

O extremo turco chegou, viu e venceu. Duas grandes exibições, a última das quais na Liga dos Campeões, na Sérvia, deixam água na boca dos benfiquistas. Com dois golos somados nas duas primeiras partidas de águia ao peito, o ex-Galatasaray promete ser uma das figuras da época dos encarnados.

A antevisão de Bruno Lage: