Reportagem A BOLA «Boa época? Ganhar Liga dos Campeões, Premier, Taça e Taça da Liga»

INTERNACIONAL17.09.202410:10

Treinador do Aston Villa, o espanhol Unai Emery, brinca com a ideia de ganhar tudo, esclarece que o mais importante é competir contra os melhores, mas pisca o olho a um troféu

BIRMINGHAM - Unai Emery peca por excesso, ao querer brincar, com os objetivos do Aston Villa para a temporada, porém há uma ideia que atravessa todo o seu discurso: lutar com os melhores.

«Uma boa época? É difícil. Ganhar a Liga dos Campeões, a Premier League, a Taça de Inglaterra, a Taça da Liga… Seria fantástico! Mas quero sobretudo ser competitivo na Liga dos Campeões. Já a disputei seis vezes, mais uma vez Liga Europa e outra a Liga Conferência, mas a Liga dos Campeões é a competição de clubes mais difícil do mundo, porque defrontamos as melhores equipas. Algumas estão aqui na Premier League e jogamos constantemente contra elas. Mas também podemos acrescentar o Real Madrid, o Barcelona, o PSG, o Bayern, o Inter e outras formações. E a forma de ser competitivo na Liga dos Campeões é desfrutar e preparar a equipa. Na Premier League, jogámos há duas semanas contra o Arsenal e perdemos. Está bem, perdemos… mas competimos muito bem e é isso que quero, mesmo na Liga dos Campeões. E depois, na Premier League, o objetivo quando cheguei aqui era claro para mim: ser consistente, mais ou menos competindo e estando perto das equipas que estão a jogar na Europa. Conseguimo-lo há dois anos e apurámo-nos para a Liga Conferência e no ano passado garantindo a Liga dos Campeões. Este é o caminho que temos de manter durante muito tempo, e isso faz-se através da Premier League», explica no seu inglês rudimentar e de pronúncia tão inconfundível quanto hilariante.

Todavia, as dificuldades de comunicação não impedem o espanhol de assumir que espera uma maior evolução, depois de ter pegado na equipa, em 2022/23, quando esta lutava apenas pela permanência. «Claro que, para mim, ser bem sucedido aqui, no Aston Villa, é também pensar em ser candidato e em tentar ganhar algumas taças, a Taça da Liga ou a Taça de Inglaterra, porque disputar um troféu é também algo muito importante para o clube e para os adeptos. Depois de cumprirmos o objetivo de estar na Europa, o próximo passo deveria sermos candidato a algum troféu. E não quero recusá-lo na minha mente quando vamos jogar a Taça da Liga daqui a duas semanas ou depois na Taça de Inglaterra. No entanto, para termos sucesso este ano é preciso sermos consistentes na Premier League, tentando ficar novamente entre os sete primeiros. E, depois, sermos competitivos, encarando cada jogo com a possibilidade de lutar contra as melhores equipas do mundo.»