Bis de Fermín López deixa Barcelona a três pontos de segurar a prata
João Félix e João Cancelo entraram na segunda parte
Dois golos de Fermín López valeram três pontos ao Barcelona frente ao Almería, na 36.ª jornada de La Liga.
Foi com João Félix e João Cancelo no banco que Xavi Hernández começou a partida frente ao Almería, lanterna vermelha de La Liga, que contou com Luís Maximiano a titular. Um jogo em que os blaugrana se apresentaram com um objetivo bem definido: criar distância para o Girona, terceiro classificado, já que o primeiro lugar já foi garantido pelo campeão Real Madrid.
Menos de 15 minutos bastaram para que a academia do Barça fizesse estragos: Hector Fort, lateral-esquerdo, direcionou um cruzamento perfeito para a cabeça de Fermín López.
A meia hora seguinte revelou-se bem mais equilibrada que os 59 pontos que separavam os conjuntos na tabela faziam prever. Foi, sobretudo, pela direita e por Léo Baptistão que o Almería ia criando perigo e o brasileiro teve, nos pés a hipótese de empatar poucos minutos depois, mas atirou ao lado na cara de ter Stegen. Yamal e Embarba estiveram ambos, para visitantes e locais, perto de faturar, mas ambos acertaram no poste.
Muito tinha Xavi que pedir aos seus jogadores no intervalo, eles que, na primeira parte, foram várias vezes apanhados em situações de transição rápida do adversário. No entanto, foi o Almería que, através de Lozano, teve um dos falhanços da temporada: em cima da baliza, atirou... ao lado.
A partir deste momento, pouco ou nada conseguiu criar o Almería e, pelo contrário, o Barcelona estabilizou. Mesmo com poucas chances, o conjunto blaugrana teve eficácia para conseguir, ao minuto 67, selar o 2-0 final. Bis de Fermín López, a responder a cruzamento de Sergi Roberto, fechou as contas. Décimo golo na temporada para o jovem de 21 anos, que tem mostrado rendimento apesar de não ser um titular indiscutível para Xavi.
Ainda houve tempo para entrarem João Félix e João Cancelo, bem como Vítor Roque, avançado que tem sido ligado ao FC Porto e não jogou nas cinco partidas anteriores. Com esta vitória, o Barcelona fica, com duas jornadas por jogar, a uma vitória de garantir a medalha de prata de La Liga.