Bielsa 'parte a loiça' depois da pancadaria no jogo com a Colômbia
Marcelo Bielsa é o atual selecionador do Uruguai. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Bielsa 'parte a loiça' depois da pancadaria no jogo com a Colômbia

INTERNACIONAL12.07.202421:44

Selecionador uruguaio sublinhou que os seus jogadores apenas estavam a defender as famílias e deixou duras críticas à organização da Copa América

Os lamentáveis atos de violência ocorridos após o apito final do Uruguai-Colômbia continuam a marcar a semana da final da Copa América e já mereceram a reação de Marcelo Bielsa, atual selecionador uruguaio.

Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro de atribuição do 3.º lugar nesta edição da competição, o técnico argentino mostrou-se bastante crítico da situação e saiu em defesa dos seus jogadores.

«Foram mães de família atacadas com bebés nos braços. Se os meus jogadores não tivessem feito o que fizeram, teriam sido condenados por toda a gente. Como é que não se pode defender a mãe, a irmã ou o seu bebé? Como é que é possível não os defender quando o sistema de segurança para impedir que isso acontecesse falhou: a prevenção e uma saída de emergência. A sanção não deve ser para os futebolistas, mas para aqueles que os obrigaram a agir da forma como agiram», começou por dizer Bielsa, mostrando-se visivelmente irritado quando questionado sobre uma possível suspensão aos atletas envolvidos nas agressões.

«Peçam desculpa (aos futebolistas e às suas famílias) pá! Quem é que vão suspender? A única coisa que têm a dizer é: «cometemos um erro, assumimos a responsabilidade e vamos tratar do assunto», acrescentou.  

Com o Uruguai já eliminado, Marcelo Bielsa fez um apanhado sobre o que aconteceu no decorrer da competição e, sem rodeios, reforçou as críticas à organização norte-americana: «todas as mentiras que contaram a dizer que os campos são perfeitos, que os campo de treino são perfeitos e que a Bolívia não treinou. Isto é tudo uma praga de mentirosos e eu já disse tudo o que tinha prometido a mim mesmo não dizer.»

Por fim, o el loco deixou a sua perspetiva dos pouco pontos que considerou positivos durante este mês de prova.

«Foi uma festa extraordinária, com os estádios cheios e, nesse aspeto, não existe nada a reclamar. Porém, não nos podemos iludir que os campos são perfeitos. O responsável pelos relvados, que sei perfeitamente tudo o que fez e o quão mau o fez, deu uma conferência de imprensa para dizer que era algo visual…», concluiu.

Uruguai e Canadá discutem na madrugada deste domingo (1h), em Charlotte, o 3.º lugar desta edição da Copa América.