Beto: «É uma mais-valia para Daniel Sousa ter um João Moutinho»
Beto no FC Porto, juntamente, com João Moutinho. (FOTO: Imago)
Foto: IMAGO

Beto: «É uma mais-valia para Daniel Sousa ter um João Moutinho»

NACIONAL28.05.202419:35

Ex-guarda-redes partilhou balneário com o médio e com o treinador do SC Braga; acredita no sucesso do técnico; também vê o ex-companheiro com perfil de líder

Praticamente quinze anos depois, Daniel Sousa volta a encontrar João Moutinho na sua carreira. Em 2010/11, no FC Porto, o treinador do SC Braga era analista de André Villas-Boas e o médio tinha-se mudado de Alvalade para o Dragão. Um reencontro, novamente, em papéis distintos, mas em que Moutinho continua a ser jogador, apesar de haver apenas uma diferença de dois anos entre as suas idades - Daniel Sousa 39 e João Moutinho 37.

A BOLA conversou com Beto, ex-guarda-redes do FC Porto, que partilhou o balneário com ambos nessa temporada em que os azuis e brancos conquistaram a Liga Europa, precisamente, na final frente aos arsenalistas. O ex-companheiro dos dois não tem dúvidas sobre o papel que o médio vai ter com este novo e antigo treinador.

«O João Moutinho assume essa forma de ser a extensão do treinador no campo, pela sua experiência e conhecimento do jogo, fazendo-o com todos os treinadores e também com os colegas. Acredito que seja uma mais-valia para o Daniel ter um João Moutinho no campo, no banco ou onde quer que o treinador o coloque [risos].»

O ex-internacional português também confessou que esta ascensão de Daniel Sousa até era previsível para quem o conhece.

«Não era só analista, absorvia o futebol, já conhecia muito do jogo, o papel mais direto era sem dúvida na análise, mas não me surpreende nada que uns anos depois tenha chegado a este patamar», explicou Beto que ainda revelou o que é que o novo técnico dos guerreiros tem a seu favor.

«O Daniel tem algo de especial que pode vir a servir muito ao plantel do SC Braga. Para além das questões táticas e técnicas, a nível humano o Daniel tem algo intrínseco que promove uma união muito grande. Tem tudo para criar uma sinergia saudável no grupo e tirar proveito disso mesmo. Para além de um grande treinador que pode vir a ser, é um grande ser humano e saca o máximo proveito dos jogadores. Por vezes, há um treinador perfeito a nível tático, mas que nas relações pessoais a coisa não funciona. O Daniel tem isso e pode ser uma mais-valia muito grande para o SC Braga.»

Já sobre o facto de Daniel Sousa poder aproveitar a experiência e o conhecimento de João Moutinho, até numa perspetiva de o colocar como um dos capitães de equipa, Beto não quis adivinhar, mas ainda assim deixou mais elogios ao ex-companheiro de equipa.

«Acredito que o João [Moutinho] tem perfil para ser um dos capitães de equipa, um dos líderes para os diferentes momentos que o SC Braga vai atravessar ao longo da época. Por vezes, não é necessário ter a braçadeira para ser um dos líderes e o João tem e teve sempre esse perfil.»