Benfica: Trubin contra o banco
Trubin tem sido suplente e todos os jogos para que foi convocado (foto André Alves/ASF)

Benfica: Trubin contra o banco

NACIONAL14.09.202317:52

Schmidt pode lançá-lo em Vizela, mas guarda-redes ucraniano não joga há mais de dois meses e Samuel Soares está com mais rodagem

Trubin ou Samuel Soares? O eleito para a baliza em Vizela não é uma escolha a pensar apenas num jogo, mas sim na intensa série de partidas que se seguirá, começando com a estreia na Champions (Salzburgo, em casa), a que se seguem Portimonense, FC Porto, Inter e Estoril até nova pausa para as seleções nacionais.

Ao que A BOLA apurou, são fortes as possibilidades de o ucraniano ser já lançado por Roger Schmidt, por considerar que este é o timing certo, após uma pausa competitiva. Todos no clube têm a consciência de que a titularidade do ex-Shakhtar será apenas uma questão de tempo e o início do novo ciclo pode ser o marco cronológico que o treinador precisa para justificar a mudança.

Menor ritmo competitivo

Trubin tem, no entanto, a falta de ritmo competitivo como óbice para a afirmação imediata no plantel dos campeões nacionais. O último jogo que fez foi a 5 de julho e de má memória: goleada por 1-5 frente à Espanha de Abel Ruiz no Europeu de sub-21 (que a Inglaterra conquistou, vencendo os espanhóis na final).

Trubin na meia-final do Europeu de sub-21, frente à Espanha

Em 2023/2024 ainda não participou em qualquer encontro oficial, tendo ficado no banco de suplentes em seis jogos (um no Shakhtar, três no Benfica e dois na seleção principal da Ucrânia).

Estatuto pesa

A presença no banco na equipa nacional do seu país (empate 1-1 com a Inglaterra e derrota 1-2 frente à Itália) contrasta com o concorrente Samuel Soares. O português foi titular nos dois jogos da seleção sub-21 (3-0 a Andorra e 5-0 à Bielorrússia) e já contabiliza cinco jogos oficiais completos na presente temporada.

Dei ao Trubin algumas semanas para se habituar a tudo e ganhar confiança e ligação aos colegas

Samuel Soares 
FC Porto0 minutos (banco de suplentes)
Boavista0 minutos (banco de suplentes)
Estrela da Amadora90 minutos
Gil Vicente90 minutos
V. Guimarães90 minutos
Andorra (pelos sub-21 de Portugal)90 minutos
Bielorrússia (pelos sub-21 de Portugal)90 minutos

JOGOS DE SAMUEL SOARES 'VS.' JOGOS DE TRUBIN EM 2023/2024

Trubin 
Veres (pelo Shakhtar)0 minutos (banco de suplentes)
Estrela da Amadora0 minutos (banco de suplentes)
Gil Vicente0 minutos (banco de suplentes)
V. Guimarães0 minutos (banco de suplentes)
Inglaterra (pela seleção principal da Ucrânia)0 minutos (banco de suplentes)
Itália (pela seleção principal da Ucrânia)0 minutos (banco de suplentes)

Roger Schmidt tem de optar entre o potencial e estatuto inflacionado de Trubin (custou €10 milhões mais €1 milhão por objetivos e 40% de futura mais-valia irá para o Shakhtar) e a maior rodagem de Samuel, em quem também confia. Mas a «experiência de jogo na Liga dos Campeões» de que o germânico fez referência na véspera do encontro com o V. Guimarães pode pesar na decisão. «Dei ao Trubin algumas semanas para se habituar a tudo e ganhar confiança e ligação aos colegas», afirmou ainda. Pode ter chegado o momento.

0