Benfica: terceiro capítulo da assembleia dos estatutos
Assembleia Geral do Benfica

Benfica: terceiro capítulo da assembleia dos estatutos

Sócios retomam a Assembleia Geral Extraordinária. Temas fortes em discussão: listas separadas para a eleição dos órgãos sociais, segunda volta das eleições e votos das casas. AGE não deve acabar hoje

As portas do pavilhão número 2 do Estádio da Luz abrem esta manhã, às 8:15 horas, para retomar a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de alteração dos estatutos do clube, que arrancou a 21 de setembro, prosseguiu a 26 de outubro e tem, agora, o terceiro capítulo. Depois da aprovação da proposta de consenso os sócios analisam e discutem as propostas na especialidade — faltam aprovar 47 de 97 artigos e, como tal, é provável que a AGE seja prolongada mais uma vez. Até porque, como assinalou o presidente da Mesa da AG, José Pereira da Costa, haverá que votar de forma secreta e em urna a proposta final global.

Os sócios do Benfica estão longe, porém, desse dia. Na última AGE, cerca de 800 sócios — na primeira estiveram 1.644 — aprovaram 28 artigos, apenas dois com a contribuição de propostas apresentadas pelos sócios, os artigos 30.º e 48.º, referentes a distinções honoríficas e eleições, respetivamente.

Assembleia Geral do Benfica

José Pereira da Costa reconhece que «há três temas» com propostas dos sócios «que são alterações estruturais» à proposta de consenso aprovada a 21 de setembro com mais de 90 por cento dos votos, esclarecendo: «A existência, ou não, de listas separadas para os órgãos; haver, ou não haver, uma segunda volta [nas eleições]; e os votos das casas do Benfica. São os três temas, no fundo, que serão mais debatidos nesta Assembleia Geral ou noutro dia, caso não se encerre a votação no sábado.» José Pereira da Costa refere-se, especificamente, aos artigos 64.º e 82.º.

O artigo 64.º diz respeito à organização dos atos eleitorais. A proposta de consenso prevê a apresentação de listas completas e a proclamação dos eleitos imediatamente após o apuramento dos resultados.

São várias as propostas de alteração de sócios, entre os quais João Diogo Manteigas, anunciado candidato às próximas eleições, que propõem a apresentação de listas independentes para cada órgão social e segunda volta nas eleições caso nenhuma das listas tenha mais de metade dos votos.

O artigo 82.º, por sua vez, diz respeito às casa do Benfica. E, neste caso, a discussão far-se-á sobre a possibilidade de votarem. Na proposta de consenso isso está considerado da seguinte forma: um voto para as casas com atividade ininterrupta entre um e cinco anos; 10 para as casas com cinco a 10 anos de atividade; 20 para as casas de 10 a 25 anos; 50 para as casas com atividade ininterrupta com mais de 25 anos. São 17 as propostas dos sócios que serão apreciadas e votadas.

A primeira chamada está agendada para 9:30 horas e a segunda para as 10 horas. Haverá pausa para almoço e o fim da AGE e acontecerá às 18 horas. «Às 19 horas temos um jogo importantíssimo da Liga dos Campeões de hóquei feminino sénior, vamos enfrentar um rival direto, um jogo que é fundamental para a equipa. E, portanto, assumiu-se o compromisso de acabar a AGE às 18», explicou José Pereira da Costa.

Tags: