7 fevereiro 2024, 13:29
Schmidt: «Morato é uma grande surpresa»
Treinador do Benfica deixa elogios ao brasileiro e fala da gestão dos laterais
São Paulo ainda tem parte do passe do jogador e futuro do central depende também das mexidas que a SAD prepara para o verão
Morato continua a ser um jogador que tem muito mercado e no final desta época devem entrar na SAD novas propostas pelo defesa-central de 22 anos, que já teve ofertas importantes de França e de Inglaterra, concretamente do Fulham, que no último verão fez várias tentativas para contratar o brasileiro e chegou aos €25 milhões.
Tendo esta consciência, de que Morato é seguido com muita atenção por vários emblemas europeus (é jovem, central esquerdino e habituado a contexto de clube grande), o Benfica deverá em breve avançar para a tentativa de compra dos 15 por cento do passe do jogador que ainda estão no São Paulo, clube de onde Morato se transferiu para a Luz em 2019 por €7,5 milhões.
A negociação desses 15 por cento dos direitos económicos já foi iniciada há mais de um ano, esteve bem encaminhada mas a operação não ficou fechada. Seja para vender ou manter o jogador, que tem contrato até 2027, o Benfica está interessado em conseguir a totalidade dos direitos de Morato.
O central, muito apreciado por Roger Schmidt — foi por determinação do treinador alemão das águias que foi também colocada resistência ao interesse do Fulham —, foi sempre visto como terceiro central na hierarquia, atrás de Otamendi e de António Silva. Porém, esta época foi utilizado mais vezes como lateral-esquerdo adaptado e viu Tomás Araújo crescer como concorrente.
7 fevereiro 2024, 13:29
Treinador do Benfica deixa elogios ao brasileiro e fala da gestão dos laterais
Esta temporada, Morato esteve em 33 jogos (fez duas assistências para golo), 23 como lateral-esquerdo e 10 como central.
No verão o jogador chegou a manifestar a sua vontade de ser transferido para jogar mais e é natural que isso volte a ser tema na próxima janela para a negociação de jogadores.
O posicionamento de Morato estará também relacionado com o que vier a ser a política de transferências dos encarnados e especificamente sobre António Silva. Se ele sair, Morato ganhará espaço e peso no plantel, se ficar a situação é diferente, até porque tudo aponta para que Otamendi continue de águia ao peito – o campeão do mundo pela Argentina tem contrato por mais uma temporada.
Morato tem ambições de ser titular e jogar mais e o seu futuro será tema importante para a SAD analisar na estruturação do plantel para 2024/2025.