Benfica: ofensiva final do Rosario Central para desviar Di María
Di María, 36 anos, marcou 17 golos esta época. Foto: Rui Raimundo

Benfica: ofensiva final do Rosario Central para desviar Di María

NACIONAL25.05.202401:00

Rosario Central faz o derradeiro esforço para convencer o campeão do mundo a voltar a casa; argentino quer ficar no Benfica; Rui Costa discute renovação na próxima semana

O Rosario Central reentrou em cena e com toda a força para convencer Ángel Di María a regressar a casa. O clube argentino no qual se formou o campeão do mundo — e do qual este partiu para o Benfica em 2007 — mantém a esperança de recuperar o craque. A TNT Argentina avançou, ontem, que o avançado de 36 anos está perto de chegar a acordo com o Rosario e assinar um contrato de seis meses. Mas, como Rui Costa revelou anteontem, o futuro de Di María está mais dependente de uma reunião na próxima semana. E A BOLA também sabe que o internacional argentino quer continuar na Luz mais uma época.

Di María está a ser fortemente sensibilizado para reconsiderar o regresso ao Rosario Central. Esse era o plano dele — acabar o contrato do Benfica e voltar à cidade onde nasceu e cresceu antes de se mudar para Lisboa.

No final de março, porém, a família do craque foi ameaçada de morte. «Estava com ele de manhã quando nos levantámos cedo. Claro que não vou contar coisas que sejam muito pessoais, mas vimo-lo com lágrimas», contou o médio Rodrigo De Paul, do Atlético Madrid, que estava com el fideo na seleção, quando se deram as ameaças, justamente em Rosario.

O caso justificou, até, intervenção da ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, que qualificou as ameaças de «narcoterrorismo» e revelou ter falado «duas ou três vezes» com os pais de Di María. «Estavam muito assustados e compreendo-os perfeitamente», acrescentou.

O regresso a Rosario deixou, depois do que aconteceu, de ser considerado por Di María, cuja prioridade passou, então, a ser continuar mais um ano no Benfica, apesar de já ter recebido outras ofertas, mais vantajosas financeiramente. A mulher e as filhas sentem-se bem em Lisboa e o campeão do mundo valoriza essa estabilidade. No Benfica, por sua vez, já sabe com o que pode contar — e pode contar, por exemplo, com a proximidade de Nicolás Otamendi, e respetiva família, de quem é muito próximo.

Mais minutos numa época

Apesar dos 36 anos, Di María nunca esteve tantos minutos em campo como na última época — 3984 minutos. Superou um registo de 10 anos, da temporada 2013/2014, quando representava o Real Madrid — 3761 minutos.

O campeão do mundo foi utilizado por Roger Schmidt em 48 jogos, marcou 17 golos e fez 13 assistências. Foi o sétimo jogador do Benfica com mais minutos em campo esta época.

«Números falam por Di María»

Rui Costa partilhou, anteontem, a esperança de manter Di María, referindo-se às ameaças e ao que o craque ainda pode oferecer à equipa. «Assinou por um ano porque tinha a ideia de terminar a carreira na Argentina. Por razões que conhecem, a posição de voltar à Argentina pode não estar tão delineada. Para a semana teremos uma reunião com o agente de Di María e veremos. Não consigo dizer hoje se fica ou não, quero que fique, mas para a semana logo veremos. Também temos esperança de que Di María possa continuar. É verdade que já não se pode pedir a Di María que seja um jogador de sprints, mas continua a ter qualidade, os números falam por si e continua a ser titular na seleção campeã do mundo. Não é preciso dizer mais sobre Di María. Tenho esperança de que possa ficar», disse Rui Costa, na entrevista de balanço da temporada.

O Benfica conhece o desejo de Di María continuar mais um ano na Luz. Mas o Rosario Central, num apelo ao coração, espera que o avançado mude de ideias. Nem que seja só para jogar seis meses, como foi anunciado na Argentina.

Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado.