6 novembro 2024, 21:49
VÍDEO: Musiala quebra resistência do Benfica em Munique
Bayern chega à vantagem ao minuto 67, através de cabeçada no interior da área
João Manuel Pinto, antigo central de Benfica e FC Porto, analisou Munique e fez a antevisão do clássico
João Manuel Pinto, 51 anos, antigo central de Benfica e FC Porto, promete estar muito atento ao clássico de domingo, mas também não perdeu pitada da partida dos encarnados em Munique, com o Bayern, para a Liga dos Campeões, que não aprovou.
«Foi muito mau, aquele não é ADN do Benfica. O treinador é que manda, mas a estratégia estava completamente fora do contexto do Benfica, que não teve um remate à baliza em 90 minutos. Podes jogar com três defesas, como no modelo do Sporting, mas a estratégia foi mal planeada e, obviamente, não correu bem. E não funcionou, mesmo com jogadores de qualidade e experiência. É verdade que o Bayern é fortíssimo na pressão alta, mas o Benfica deveria ter feito muito mais, numa competição como esta tens de fazer muito mais, fosse quem fosse o adversário», explicou.
Sem se deter, João Manuel Pinto fala de «estratégia errada», pois o Benfica apresentou jogadores «com falta de rotina». «Se fosse o onze que Bruno Lage tem apresentado, jogadores mais preparados, mas entraram jogadores que não têm tido tantas oportunidades, com poucos minutos de jogo, frente a uma equipa como a do Bayern... O treinador falhou por aí. São jogadores do Benfica, OK, mas para uma competição destas é preciso apostar em jogadores com alguma rotina, Renato Sanches, Kaboré e Amdouni não têm as rotinas necessárias para um jogo desta dimensão. Há falta de ritmo e de confiança. Não sou o treinador do Benfica, que será umas 50 vezes melhor do que eu, mas para montar este modelo de três centrais é preciso tempo», sublinha.
6 novembro 2024, 21:49
Bayern chega à vantagem ao minuto 67, através de cabeçada no interior da área
Para o antigo central, não há desculpas, foi um desastre: «Não ter um remate, uma jogada, não foi bom, toda a gente reconhece. Foi uma noite mal planeada pelo treinador e os jogadores acabaram por tentar fazer o melhor. Era para o empate, sim, mas o Benfica não joga desta maneira, é extremamente deselegante para uma equipa da dimensão do Benfica. O Benfica não jogou com um autocarro, jogou com dois autocarros! Os próprios jogadores do Bayern pareciam surpreendidos pela foma como o Benfica se apresentou. Poderia ter perdido por dois ou três golos, mas não assim, o jogador mais avançado estava a meio do meio-campo defensivo, é muito mau.»
6 novembro 2024, 23:06
Treinador do Benfica assume responsabilidade por estratégia que não funcionou
Domingo, há clássico na Luz, João Manuel Pinto faz a sua antevisão: «Será pior para o FC Porto, tem menos horas de descanso. Se calhar o Benfica poupou alguns jogadores em Munique, mas também desgastou outros, como os turcos, que correram muito e mal. Não estiveram bem, mas fartaram-se de correr. Mas, enfim, a ficha vai desligar-se. É um mau resultado e um mau jogo. Agora em casa, perante o seu público, frente a um adversário direto, com um onze normal e uma estratégia normal, acredito que o Benfica pode ganhar, mas, atenção, o FC Porto está a crescer. Penso que será um jogo com golos. É preciso ter muito cuidado com Samu. Espero que haja golos e emoção, um grande jogo!»