Benfica-Moreirense: de Lisboa a Moreira de Cónegos vão quatro lugares de distância
Otamendi tenta travar Alan, com João Neves na retaguarda. Foto: André Alves/GRAFISLAB

Antevisão Benfica-Moreirense: de Lisboa a Moreira de Cónegos vão quatro lugares de distância

NACIONAL14.04.202409:00

Encarnados perseguem Sporting na liderança, ainda que à distância; cónegos encontram-se num sólido sexto lugar e querem voltar a roubar pontos às águias esta época

O Benfica recebe esta noite o Moreirense, em jogo a contar para a 29.ª jornada da Liga. Num fim de semana de abril com clima de agosto, os encarnados entram em campo favoritos, mas vão ter pela frente uma das equipas sensação desta edição do campeonato.

É a segunda vez que os dois conjuntos se defrontam esta época, sendo que a equipa de Moreira de Cónegos conseguiu travar os encarnados, em casa, na primeira volta do campeonato.

Será a 34.ª vez que os dois emblemas cruzam caminho, com a estatística a favor das águias de forma avassaladora: são 23 vitórias para o clube de Lisboa, com o Moreirense a sair vencedor em apenas duas ocasiões e os restantes oito encontros a acabarem em empate.

João Neves no jogo da primeira volta frente ao Moreirense. Foto: André Alves/GRAFISLAB

Hélder Carvalho é o escolhido para apitar o encontro, e vai ter como árbitros assistentes Francisco Pereira e André Almeida, com Diogo Rosa a quarto árbitro. Rui Costa e Sérgio Jesus completam a equipa de arbitragem, com as funções de VAR/AVAR.

Benfica

É um Benfica em processo de se reconciliar com os adeptos que vai pisar o relvado da Luz. As águias venceram a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, frente ao Marselha, mas ouviram-se assobios vindos da bancada após o apito final, com os benfiquistas descontentes com a exibição e as decisões de Roger Schmidt.

Depois da derrota contra o Sporting, os encarnados veem a liderança da Liga por uns binóculos, mas Roger Schmidt já admitiu que, enquanto for matematicamente possível, a equipa vai continuar a lutar pela revalidação do título. Como atenuante, o terceiro lugar do campeonato não dá acesso à Liga dos Campeões esta época, pelo que, mesmo que a luta pelo título se verifique infrutífera, será sempre importante garantir que o segundo lugar não escapa.

O jogo frente ao Moreirense representará também uma oportunidade para o treinador alemão fazer mexidas na equipa. Otamendi e Aursnes, castigados, não vão garantidamente a jogo, pelo que a linha defensiva apresentará certamente caras novas em relação aos últimos jogos. Kokçu também não tem contado, embora tenha sido reeintegrado, pelo que haverá alguma expectativa para perceber se o médio turco pode voltar a acumular minutos este fim de semana.

Onze provável: Trubin; Alexander Bah, António Silva, Tomás Araújo, Morato; João Neves, Florentino; Di María, Rafa, David Neres; Tengstedt.

A figura: João Neves. O médio tem sido sistematicamente um dos melhores em todos os jogos, sendo sempre o mais aplaudido pelas bancadas. Mesmo não se evidenciando pelos dribles ou golos, como Di María, é um pêndulo no meio-campo que dita o ritmo do jogo de forma pouco comum para um jovem da sua idade.

O que (não) disse Roger Schmidt, treinador do Benfica: O técnico não fez antevisão do encontro.

Moreirense

É uma grande época que o Moreirense está a realizar. Em sexto lugar na tabela classificativa, donos de 43 pontos, a equipa de Rui Borges não quererá ficar por aqui e, depois de empatar contra as águias no Estádio Comendador Joaquim de Almeida, na 12.ª jornada da Liga, procuram voltar a surpreender e tentar sair da Luz com pontos nos bolsos.

Os cónegos vêm de dois jogos sem ganhar, mas têm alguns motivos para voltar a sorrir. Jeremy Antonisse, jovem extremo emprestado pelo PSV, está recuperado de lesão e é novamente opção para Rui Borges. Também Ofori e Alan, de fora do último jogo por acumulação de amarelos, estão de volta aos convocados.

Ainda assim, o treinador português de 42 anos não vai poder contar com Madson e Hernâni Infande, que se encontram a recuperar de lesão.

Onze provável: Kewin Silva; Fabiano Souza, Carlos Ponck, Maracás, Godfried Frimpong; Lawrence Ofori, Gonçalo Franco; João Camacho, Alan, Kodisang; Vinicius Mingotti.

A figura: Gonçalo Franco. O médio tem evidenciado uma grande forma, tendo feito uma assistência e sofrido o penálti que resultou num golo no empate a duas bolas da equipa contra o Estrela da Amadora na última jornada.

O que disse Rui Borges, treinador do Moreirense: «Espero um Benfica forte, que não tem margem para perder pontos na luta pelo título com o Sporting. Acredito que será um Benfica à imagem do que foi com o Marselha. Temos mostrado coragem e ambição para competir com equipas consideradas grandes, e não vamos fugir a isso. Vamos tentar ter posse de bola e coragem para chegar às zonas de finalização, num estádio com um público diferenciado.»