Benfica: Marcos Leonardo chega-se à frente
Aproveitou mais uma vez a oportunidade; seis meses de preparação para a nova época; um golo a cada 60 minutos
Marcos Leonardo voltou a ser decisivo no Benfica, assinando o primeiro bis com a camisola dos encarnados, anteontem, contra o SC Braga. Já não marcava há um mês e 17 dias e o arranque nas águias, com três golos em três jornadas seguidas, já parecia um passado distante. Mas o avançado de 20 anos que o Benfica contratou ao Santos por €18 milhões manteve-se a trabalhar, como sempre, na sombra, para se chegar à frente quando a equipa precisou dele e marcar já posição para a próxima época.
«Estamos muito felizes com o Marcos [Leonardo], começou muito bem no Benfica quando chegou e hoje [anteontem] trouxe frescura e poder físico. Demonstrou mais uma vez o espírito e a sua boa forma. Não jogou mais do que 20 e tal minutos [em cada jogo] durante toda a época e demonstrou muita qualidade. Temos de o tornar ainda mais evoluído, a forma como joga durante 90 minutos é o nosso foco. Os golos são sempre bons argumentos para se jogar e todos os nossos avançados já tiveram oportunidades para fazerem jogos seguidos. Estamos felizes por ele ter demonstrado a sua qualidade, no segundo golo também demonstrou a sua vontade», afirmou Roger Schmidt, no final do jogo com o SC Braga.
Dedo no gatilho
Marcos Leonardo começou no banco de suplentes e entrou para o lugar de Arthur Cabral aos 70’. Um minuto depois fez o primeiro do Benfica e assinaria o terceiro no tempo de compensação. Tem sido pouco utilizado por Roger Schmidt, mas, como assinalou o treinador, já teve oportunidade de ser titular em jogos seguidos - aconteceu, no caso do avançado de 20 anos, contra Estoril, Rangers e Casa Pia, mas só marcou contra os canarinhos. Voltou, de seguida, ao banco de suplentes, novamente para um papel secundário.
Marcos Leonardo é o avançado do Benfica que precisa de menos minutos para marcar. Fá-lo a cada 60 minutos, enquanto Arthur Cabral precisa de 174’ e Tengstedt 419’. Soma sete golos, o compatriota 11 e o concorrente dinamarquês apenas três. Nenhum, porém, fez esquecer Gonçalo Ramos.
Os primeiros golos de Marcos Leonardo esconderam dificuldades. Especialmente físicas. Chegou a Lisboa depois das primeiras férias para descansar de quase três anos de competição sem parar. Demorou a apanhar o ritmo e acompanhar a intensidade do futebol europeu. Ainda está nesse processo.
«Temos de o tornar ainda mais evoluído, a forma como joga durante 90 minutos é o nosso foco. Ele está a ganhar experiência e na próxima época pode ter um papel diferente», assinalou também Roger Schmidt, depois do jogo com o SC Braga.
Marcos Leonardo sabe bem o que precisa de fazer para dar a resposta que o Benfica precisa dele. E até tem feito horas extra de ginásio - partilha alguns vídeos dessas sessões nas redes sociais. Bem integrado no plantel, muito próximo de David Neres, Morato e Arthur Cabral, acredita que estará em melhores condições de corresponder às expectativas na próxima época. Até lá é aproveitar as oportunidades.
De artilheiro para artilheiro
Marcos Leonardo partilhou, na conta do Instagram, imagens e vídeos da celebração dos golos que marcou ao SC Braga, ilustrando com corações vermelhos e brancos e uma águia. Muitos seguidores do avançado reagiram depressa e, anteontem, ao princípio da noite mais de 100 mil já lá tinham metido um gosto. E, claro, Marcos Leonardo também recebeu carinho nos comentários. Desde logo de jogadores da equipa, entre os quais Morato e David Neres, com quem tem relação muito próxima, mas também de Álvaro Carreras, para quem o avançado é «Marquiiitoos».
Entre as reações mais significativos talvez a de Ricardo Oliveira, 43 anos, antigo internacional brasileiro, artilheiro de clubes como Valência, Bétis, Milan, Saragoça, São Paulo ou Atlético Mineiro, e, sobretudo, de Santos, do qual Marcos Leonardo foi também ídolo e saiu para o Benfica em janeiro. «Parabéns, artilheiro», escreveu o antigo avançado.
A larga maioria dos comentários, aliás, pertence a adeptos do Santos.